PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Curso - Detalhes | mais cursos

CURSO: HISTÓRIA DA ARTE

Total de Vagas: 52
Data Limite de Inscrição: 14/04/2015
Carga Horária: 12h
Município: CUIABÁ
Local: AUDITÓRIO OAB/MT
Preço: Inscrições Gratuitas

Icone Whatsapp ESA Icone Youtube ESA Icone Instagram ESA Icone Facebook ESA

Descrição:

SEGUNDA À SEXTA-FEIRA DAS 19H ÀS 21H

SÁBADO DAS 10H ÀS 12H

Programação:

1ª Aula 13/04/2015 DAS 19H ÀS 21H

Da Pré-História ao Gótico: A Pré-História (do paleolítico superior ao neolítico: a primeira grande renovação estilística); a proto-história e o aparecimento da escrita. Antiguidade com noções de arte egípcia, grega, romana, primitiva cristã. Arte Medieval com noções de arte românica, bizantina e gótica.

2ª Aula 14/04/2015 DAS 19H ÀS 21H

O Renascimento e os desdobramentos do Classicismo: Do século XV a meados do século XIX, abrangendo noções sobre: O Pré-renascimento, o Renascimento, o Maneirismo, Academismo, Barroco, Rococó, Iluminismo e o Neoclassicismo.

3ª Aula 15/04/2015 DAS 19H ÀS 21H

O século XIX: A Revolução permanente em busca de novos padrões: Revolução Industrial. Noções sobre: O Romantismo, Realismo, a Fotografia, o Início da Pintura Moderna (Impressionismo e Reação ao impressionismo) e arte Noveau.

A Arte Moderna e seus desdobramentos experimentais: Na primeira metade do século XX: Expressionismo, Fovismo, Cubismo, as tendências abstratas Formais e Informais; a Bauhaus, o Dadaísmo, Surrealismo, e o Pós-guerra.

4ª Aula 16/04/2015 DAS 19H ÀS 21H

Arte Contemporânea e seus desdobramantos experimentais na segunda metade do século XX: O Informalismo; Happening, arte Cinética, Op-art, Pop Art, Novo Realismo, Fluxus, Hard-Edge, Vídeo-Arte, Figuração Narrativa, Minimal Arte, Múltiplos, Arte Conceitual, Hiper-Realismo, Arte Povera, Body-art, Suporte-Superfície, Arte Postal, Graffitti, Transvanguarda, Neo-expressionismo.

Panorama da Arte Contemporânea: Tendências verificadas nas grandes mostras internacionais, a exemplo das Bienais de São Paulo e Veneza e da Documenta de Kassel.

5ª Aula 17/04/2015 DAS 19H ÀS 21H

Panorama da Arte Brasileira: Com noções Históricas da Arte Brasileira, desde o século XVII, passando pelo Barroco litorâneo e o Barroco mineiro; Missão Artística Francesa e o Academismo, a Semana da Arte Moderna, o Modernismo, os Salões Nacionais, as Bienais de São Paulo e as tendências atuais.

6ª Aula 18/04/2015 DAS 10H ÀS 12H

Panorama da Arte Mato-Grossense: Abrangendo noções sobre o aparecimento da arte mato-grossense na cena brasileira, a força da pintura cabocla; os principais artistas mato-grossenses ao longo de mais de quarenta anos de descentralização da arte brasileira.

Sobre o autor do curso:

Currículo da palestrante

Aline Figueiredo é uma das mais importantes intelectuais mato-grossenses, autora de seis livros, premiada nacionalmente e protagonista do mais importante projeto de cultura popular já desenvolvido em Mato Grosso, junto com a Universidade Federal de Mato Grosso, qual seja a fundação do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT.

Realizou a Primeira Exposição de Pinturas dos Artistas Mato-grossenses (1966) em Campo Grande (MS), ali fundou e dirigiu a Associação Mato-grossense de Artes (AMA, 1967/1972) e assina coluna de Artes Plásticas no Diário da Serra (1969). Em 1971, conclui o curso de Direito pela Federação Universitária Católica de Mato Grosso. Transfere-se para Cuiabá, ingressando em fevereiro de 1973, no quadro técnico da UFMT, e, junto a Humberto Espíndola, elabora projeto para a criação do Museu de Arte e de Cultura Popular (1974). Nesse Museu, além da Divisão de Artes Visuais, exerceu o gerenciamento até 1982, e, desde 1985 exerce as funções de supervisora. Participando da implantação da Fundação Cultural de Mato Grosso, e, entre 1976/79, atuando na assessoria de artes plásticas, cria e desenvolve o Ateliê Livre, o Salão Jovem Arte Mato-grossense e a Pinacoteca Estadual. Participou de Comissões Organizadoras de diversas exposições coletivas e integrou júris de diversos salões nacionais de arte plásticas. Entre 1985/86 prestou assessoria, “ad hoc” na área de artes plásticas, ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), em Brasília. Desde 1970, vem ministrando curso de História da



Voltar para pesquisa

WhatsApp