PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

TRT/MT aprova Súmula nº 9 estabelecendo que custas processuais incidem sobre o total da condenação

30/09/2014 15:31 | Uniformização
Foto da Notícia: TRT/MT aprova Súmula nº 9 estabelecendo que custas processuais incidem sobre o total da condenação
    Foi publicada a Súmula nº 9, editada pelo Pleno do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), que estabelece que “as custas processuais incidem sobre o total da condenação com a inclusão, na base de cálculo, das contribuições previdenciárias”.
 
    A nova súmula é resultado do incidente de uniformização da jurisprudência (IUJ) n. 0050144-26.2014.5.23.0000, suscitado pelo desembargador Osmair Couto em razão da divergência entre as duas turmas do Tribunal sobre o assunto.
 
    A 1ª Turma, a depender da composição, julgava que a contribuição previdenciária não deveria ser incluída na base de cálculo das custas processuais enquanto a 2ª Turma entendia que ela deveria sim integrar a referida base.
 
    Conforme destacado no acórdão publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) do último dia 23, embora não seja da competência da Justiça do Trabalho a cobrança de contribuições previdenciárias sobre os salários pagos durante o contrato, é inquestionavel que ela tem “o dever de executar ex officio as parcelas de tal natureza decorrentes de suas condenações (art. 114, VIII, da CR/88), razão pela qual é induvidosa a inserção dessa parcela como de responsabilidade do condenado e, via de consequência, da necessidade de incidência das custas processuais sobre esse montante, pois integra o total da condenação (art. 789, I, da CLT).“   
 
    Desta forma, o Tribunal Pleno fixou, por maioria, a tese de que as custas processuais incidem sobre o total da condenação, com a inclusão das contribuições previdenciárias na base de cálculo, vencidos a desembargadora Maria Berenice Souza, que excluía as contribuições previdenciárias do total da condenação para fins de incidência das custas processuais, e o desembargador Roberto Benatar, que excluía apenas a cota patronal.
 
    Ao final, a redação da nova súmula ficou assim disposta:
 
Súmula n. 9
 
As custas processuais incidem sobre o total da condenação com a inclusão, na base4 de cálculo, das contribuições previdenciárias.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
 
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp