Começou hoje a XXII Conferência Nacional dos Advogados

20/10/2014 17:06 | Rio de Janeiro
Foto da Notícia: Começou hoje a XXII Conferência Nacional dos Advogados
    Começou hoje a XXII Conferência Nacional dos Advogados, o maior evento jurídico da América Latina. O presidente da OAB/MT, Maurício Aude; a vice-presidente, Cláudia Aquino de Oliveira; o secretário-geral adjunto, Ulisses Rabaneda dos Santos; conselheiros da Seccional, presidentes e membros de Subseções, Comissões Temáticas e de Tribunais seguiram em caravana para o evento representando a advocacia mato-grossense.

img

Cerca de 15 mil participantes estão reunidos para assistir a mais de 250 palestrantes, 40 painéis, conferências magnas, eventos especiais, bate-papos culturais, feira jurídica e shows. Sob o tema “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”, os maiores nomes do direito e de outras áreas abrilhantarão o mais importante fórum de debates da advocacia e da sociedade.

Alguns integrantes da OAB/MT ministrarão palestras em painéis ou atuarão como coordenador ou debatedor, a exemplo do presidente Maurício Aude, que será painelista com o tema “A valorização dos honorários advocatícios”, em virtude dos trabalhos desempenhados pela Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios no combate aos aviltamentos de honorários.

Cláudia Aquino falará sobre as “Ações nucleares integradas em rede de empoderamento da mulher no ambiente da advocacia”, durante o Painel 5 - Mulher Protagonista: o caminho para o fortalecimento da Democracia Brasileira. Já o presidente da Comissão de Direito Eletrônico, Eduardo Manzeppi, coordenará um evento paralelo ao painel do Processo Judicial Eletrônico na Conferência Nacional.

A presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB/MT, Yaná Cerqueira, por sua vez, será debatedora na palestra “Ética e Publicidade nas Sociedades de Advogados”. O presidente da Comissão de Direito Carcerário, Waldir Caldas Rodrigues, falará acerca da situação do Sistema Prisional em Mato Grosso, representando a região Centro-Oeste.

A Conferência Nacional é o órgão consultivo máximo da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que representa mais de 850 mil profissionais em todo o país. Durante os quatro dias do evento, serão debatidos temas que guiarão a conduta da OAB pelos próximos anos, assim como pautarão as ações que a Ordem, voz constitucional do cidadão, focará suas atenções para a melhoria das instituições de nossa nação, missão republicana a que se compromete há mais de 80 anos.

Desde a sua primeira edição, em 1958, tornou-se referência não apenas para a advocacia, mas também para a sociedade civil e as instituições políticas do Estado. Nela, são debatidos temas vitais ao interesse público, com o propósito de buscar rumos objetivos para a superação dos desafios e reafirmar o espaço reservado à advocacia: a luta para a construção de um país mais justo para todos. (Com informações do Conselho Federal da OAB)

www.facebook.com.br/oabmt