OAB/MT apresenta projetos para primeira dama do Estado e firma nova parceria

29/01/2015 13:55 | Integração
Foto da Notícia: OAB/MT apresenta projetos para primeira dama do Estado e firma nova parceria
    A vice-presidente da OABMT e coordenadora do Comitê Gestor do Projeto OABMT 80 Anos, Cláudia Aquino de Oliveira, esteve reunida na tarde desta quarta-feira (28 de janeiro) com a primeira dama do Estado, Samira Martins, e sua equipe, no Palácio Paiaguás. No encontro, a advogada apresentou os projetos que a Seccional vem desenvolvendo desde 2013 como o OABMT 80 Anos, OABMT Cidadania, OABMT Mulher e o OABMT vai à Escola.
img

Além de explicar o funcionamento e compartilhar histórias de cada um deles, Cláudia Aquino ressaltou que o objetivo da Ordem é levar à sociedade, por meio de parcerias, serviços gratuitos como emissão de RG, informações jurídicas, dicas de segurança, primeiros socorros, dentre outros.

A primeira dama, Samira Martins, elogiou os projetos da OAB/MT e uma nova parceria foi firmada com o Estado: durante o OABMT Cidadania haverá uma tenda com uma equipe de servidores do Estado tratando de políticas públicas para mulheres. A intenção, inicialmente, é levar um profissional da saúde que faça exames ou ensine as mulheres a diagnosticar o câncer de mama ou até mesmo, em parceria com as prefeituras, agendar respectivos exames.

Outro assunto tratado foi sobre a criação da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá. “Estamos lutando para que ela se torne realidade em nosso Estado para que as mulheres vítimas de violência possam ser recebidas com dignidade, recebam proteção, orientação e formação para o mercado de trabalho. Os recursos para sua construção vêm do governo federal e não podemos abrir mão desse direito em prol das mulheres”, disse Cláudia Aquino.

A vice-presidente da Ordem acrescentou que outra finalidade da Seccional é criar Comissões de Direito da Mulher nas 29 subseções da OABMT, bem como contribuir para a construção, reforma ou ampliação de Delegacias Especializadas da Mulher em Cuiabá e mais 15 cidades polo do Estado com recursos da União.

“O município de Sorriso, por exemplo, ocupa a primeira posição no Estado em feminicídio e precisamos fazer algo para acabar com isso. Quando realizamos o projeto OABMT Mulher na cidade, conversamos com o prefeito e ele nos garantiu que já doou terreno para o Estado construir a delegacia e até mesmo disse que banca o aluguel de algum imóvel até a obra ficar pronta”, ressaltou Cláudia Aquino.
img

Por sua vez, a primeira dama do Estado reiterou a importância da parceria com a OABMT e garantiu que entrará em contato com o prefeito de Sorriso para analisar o mais rápido possível a viabilidade do início da construção da Delegacia Especializada da Mulher e, também, com integrantes do governo de Mato Grosso do Sul, a fim de colher informações de todos os procedimentos para a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Mato Grosso.

Fotos: José Medeiros - Fotos da Terra

www.facebook.com.br/oabmt