PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

PJe: instrutor ressalta importância de treinamento

02/10/2015 16:49 | TJMT
    Em 2016 o Processo Judicial Eletrônico (PJe) chegará a 51% das unidades judiciárias, contemplando também todo o Segundo Grau de Jurisdição. Em virtude dessa ação é imprescindível que os operadores do direito estejam preparados para manusear essa ferramenta. Para isso a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está com um calendário extenso de treinamento sobre o PJe, na Capital e nas comarcas do interior do estado. É de vital importância que advogados e defensores públicos participem dessas capacitações, de forma antecipada, para sanar dúvidas e conhecerem o sistema.
 
img
    Em Cuiabá, técnicos da TI ministraram o curso na terça-feira (29 de setembro), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, até às 18h. A advogada Priscila Mendonça de Aguilar, que é recém-formada e já está atuando na área, avaliou a capacitação como fundamental, principalmente com esse espaço de tempo antes do PJe ser expandido para mais unidades. Ela conta que sempre utilizou o sistema Projudi e espera sanar várias dúvidas sobre a nova plataforma. “Esse treinamento vai ajudar muito no nosso dia a dia. Já trabalhei com o Projudi, mas o PJe ainda não”, disse a advogada.
 
    
    Para o advogado da área cível Mauro Sérgio Guerrise, essa capacitação vem contribuir e muito para o andamento do trabalho diário. Ele disse que já acessou o PJe e sentiu certa dificuldade, daí a relevância de comparecer às capacitações. “Trabalho com sistemas de outros estados e sinto a diferença. Ainda tenho dificuldade e essa oportunidade vai ser muito boa para tirar dúvidas, já que em breve o PJe estará em todo o Segundo Grau”, afirmou.
 
img
    
    De acordo com o instrutor da CTI do Tribunal, Rosivaldo Rodrigues, a participação dos advogados e defensores tem sido muito proveitosa, principalmente nas comarcas do interior. Na semana passada ele esteve em Sinop, Colíder, Alta Floresta e Peixoto de Azevedo ministrando o curso sobre PJe. Ele disse que a TI já tem estipulado um calendário bastante flexível para melhor atender todos os operadores do direito, já que os trabalhos diários muitas vezes tomam o tempo em demasia, não permitindo o comparecimento nas capacitações.
 
    O instrutor ressaltou ainda a importância da participação dos advogados e defensores, principalmente em Cuiabá, onde o impacto da nova plataforma será maior. “A partir do ano que vem estaremos na fase de expansão e nosso objetivo é que os usuários externos estejam efetivamente preparados para a utilização do sistema. Por isso é importante que todos participem dos treinamentos que estão sendo oferecidos em 2015”, informou.
 
    Ao longo deste, 655 advogados e defensores públicos já passaram por capacitação para garantir a operacionalização total do PJe até 2018. Os treinamentos são realizados por meio de uma parceria por meio do TJMT e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
 
    A previsão é que até 2018 o PJe seja finalmente expandido para as Varas Única e Criminais
 
    O PJe foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para substituir o Processo Judicial Digital (Projudi). O sistema gerencia a tramitação dos processos nas varas de Cuiabá e interior do Estado. Atualmente 14 mil processos estão tramitando por meio da ferramenta, que já está implantada em 25 unidades judiciárias e possibilita, além da celeridade e inteligência ao trâmite processual, diversas ações automáticas durante a tomada de decisões pelo próprio sistema em muitas situações. Isso resulta em redução do trâmite processual e maior qualidade da entrega da prestação jurisdicional.
 
    Para informações sobre o cronograma de cursos, entre em contato pelo telefone (65) 3617-3189.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp