Com diretrizes de efeito nacional, presidentes se reúnem em Mirassol D'Oeste

01/12/2016 14:05 | Colégio de Presidentes
Foto da Notícia: Com diretrizes de efeito nacional, presidentes se reúnem em Mirassol D'Oeste

Começa na noite desta quinta-feira (1) o Colégio de Presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e de Delegados da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT) em Mirassol D’Oeste.

O evento reúne os presidentes das 29 subseções da OAB-MT e debate os principais assuntos relacionados à advocacia no estado, contudo, os pontos debatidos se transformam temas de debate nacional, a exemplo do que ocorreu recentemente, quando a Justiça Federal determinou a exclusão de artigos da Orientação Normativa da Corregedoria da Polícia Federal, possibilitando a advogados, mesmo sem procuração, acesso a inquéritos e informações que permitam a defesa de seus assistidos.

A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que possui efeitos em todo o país, foi um pleito do Conselho Federal da OAB que partiu da Carta de Barra do Garças, onde foi realizada a primeira edição do Colégio de Presidentes deste ano.

Na ocasião, o presidente da subseção de Sinop, Felipe Guerra, apresentou as dificuldades vivenciadas pelos advogados quanto ao acesso a informações nas delegacias de Polícia Federal.

Além da eficácia dos debates realizados durante o Colégio de Presidente, a interiorização do sistema OAB é uma das premissas da gestão, permitindo conhecer a realidade e as dificuldades vivenciadas pela advocacia nos lugares mais longínquos.

Presidente da OAB-MT, Leonardo Campos faz questão de frisar que a Ordem não se resume à Capital. “Onde estiver um advogado, a Ordem estará”, destaca.

Por esse motivo, a sessão de Mirassol D’Oeste, uma das menores da OAB-MT, é sede do segundo Colégio de Presidentes de 2016.

Ao longo deste primeiro ano de gestão, grandes ações foram realizadas em diversas regiões do estado. A região do Araguaia recebeu o primeiro Colégio de Presidentes, em Barra do Garças. No mesmo município, também foi realizado um ato de desagravo em favor de uma advogada que sofreu ofensas ao seu exercício profissional, inclusive de cunho racial.

Considerados os maiores eventos deste ano da OAB-MT, a I Conferência Estadual da Mulher Advogada e o I Encontro Estadual da Jovem Advocacia contaram com a participação do presidente do conselho federal da OAB, Claudio Lamachia, e as principais autoridades da Ordem nos temas debatidos em Sinop, no mês de novembro.

Tangará da Serra também foi palco de um importante ato de desagravo e municípios de diversas regiões receberam a Caravana das Prerrogativas.

As subseções foram responsáveis por ações de destaques nas regiões de sua abrangência, com debates de importantes temas para a sociedade.

“Em um somos todos e em todos somos um”, lembra Leonardo Campos ao frisar que esta é a alma da OAB-MT ao cumprir seu papel de advogada da sociedade.

Assessoria de Imprensa OAB-MT