Advogados não lucram com brigas, esclarece presidente da OAB-MT

17/11/2017 16:43 | Conduta profissional

Profissional classificado pela Constituição Federal como indispensável à administração da justiça, o advogado atua na solução de conflitos de diversas maneiras. Desta forma, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, esclarece que os profissionais da advocacia sempre primam pela resolução de impasses e não o contrário.

Em entrevista ao programa Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América, exibida na manhã desta sexta-feira (17), a tabeliã Gloria Alice Ferreira Bertoli declarou que advogados é que ganham com brigas.

“Com briga tudo é mais difícil. Quem ganha é o advogado”, afirmou a tabeliã após esclarecer os procedimentos para a realização de inventário e testamento.

Contudo, o presidente da OAB-MT ressalta que a premissa da advocacia é justamente o oposto. “Equivocada a premisa da tabeliã. Visão miope da advocacia. O advogado não tem interesse em prorrogar a briga, pelo contrário, ele tem interesse em ver solucionado o litígio, que é o quando ele conclui o seu trabalho”, ressaltou.

Inclusive, a OAB-MT apoia, por meio de diversas ações, as soluções alternativas de conflito, como a mediação e a arbitragem, sempre com a participação de profissionais da advocacia para assegurar ao cidadão que ele tenha todos os seus direitos resguardados, evitando conflitos futuros.