Agenda da Semana
Calendário do Advogado
Advogado, acesse seu e-mail
 Sexta, 03 de Setembro de 2010 Página Inicial | Busca no Site | Busca de Advogados
Página Inicial :: 
Quinto Constitucional :: 
Canal do Advogado :: 
Calendário do Advogado :: 
Resoluções / Portarias / Provimentos / Ementas :: 
Portal das Subseções :: 
Concursos :: 
Notícias :: 
Eventos :: 
Banco de Curriculuns :: 
Canal Direto :: 
Serviços online :: 
Artigos :: 
Subseções :: 
Tribunal de Ética :: 
Tribunal de Defesa das      Prerrogativas :: 
Caixa de Assistência :: 
Escola Superior de Advocacia :: 
Cursos on-line:: 
Estrutura :: 
Comissões :: 
Pagamentos Efetuados :: 
Exame de Ordem :: 
Links :: 
Galeria de Fotos :: 
Publicações :: 
Sessão do Conselho ::
Eleições OABMT 2009 :: 
Eleições OABMT 2006 :: 


















 
Ordem abre nova frente de luta: criação da Advocacia Geral do Estado


10/03/2009 07:23


Maurício Barbant

Reunião do presidente da OAB na AL: criação de uma nova carreira

 

Uma nova frente de luta foi aberta pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso: a criação por lei, ainda este ano, da Advocacia Geral do Estado (AGE). O objetivo é criar uma carreira e reunir em um único órgão todos os atuais advogados que trabalham em órgãos e autarquias do Estado. Além do sentido de organização e direcionamento da atuação, a criação da AGE garantiria aos advogados isonomia salarial, equiparando-os com os procuradores do Estado. A proposta foi apresentada pelo presidente da OAB, Francisco Faiad, ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), em reunião com a participação de diversos advogados autárquicos.

 

Faiad lembrou que o Estado emprega atualmente 40 advogados, atuando de forma desorganizada e recebendo salários que podem ser classificados como aviltantes em muitos casos. “São profissionais da advocacia que desempenham o mesmo papel de um procurador do Estado, fazendo contestações, emitindo pareceres, atuando em audiência e que, infelizmente, não estão sendo devidamente valorizados naquilo que fazem” – ele destacou. Com a AGE,  passam a ter carreira única, e evitarão prejuízos com defesas isoladas, possibilitando controle maior dos gastos públicos com processos judiciais. “Os resultados serão efetivos para todos” – disse Faiad.

 

No encontro com o parlamentar, a advogada Fernanda Lúcia de Oliveira Amorim, presidente da Comissão do Advogado Público, destacou que a valorização do advogado público sempre se constituiu numa ação efetiva por parte da Ordem. Ela frisou, sobretudo, o trabalho da atual gestão em defesa desse ramo da advocacia. “Desde a luta pela implantação efetiva da Defensoria Pública, passando pela questão salarial, a OAB sempre esteve atenta e sensível a questão da advocacia pública” – comentou. Fernanda observou que acredita na possibilidade da implantação, ainda no ano que vem, da AGE.

 

O presidente da Assembléia Legislativa, José Riva, após ouvir atentamente a proposta, determinou, de imediato, a formação de uma comissão para tratar da elaboração de um ante-projeto. De posse desse projeto, ele informou que pretende encaminhar as discussões com o Governo do Estado. Entre os estudos a serem elaborados pela comissão para subsidiar o projeto de criação da AGE está o impacto financeiro que representaria a isonomia e equiparação salarial dos advogados autárquicos com os procuradores.

 

Ao mesmo tempo que a criação da carreira criará impacto sobre os gastos com a folha de salários, segundo Faiad, haverá ganhos ainda maiores com a economia processual. Pela falta de estrutura em algumas autarquias, o Estado acaba perdendo muitas ações judiciais e, ao mesmo tempo, arrecadação. Essa situação, inclusive, era vivida na própria União Federal, que, diante das perdas, unificou a carreira, criando a Advocacia Geral da União. “Esperamos, a exemplo do que aconteceu em estados como o Piauí, ser efetivos partícipes do  resgate dessa importante categoria profissional do Estado” – acrescentou o presidente da OAB, ao destacar as experiências bem sucedidas em outros estados.