Comissão de Direito da Mulher convida para debate sobre direitos da mulher negra nesta sexta

24/07/2014 16:40 | Audiência pública
    A integrante da Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT, Alexandra de Moura Nogueira, representará a instituição na audiência pública desta sexta-feira (25 de julho), às 9h, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para tratar dos direitos das mulheres negras no Estado. O evento é promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e AMM.  img

A advogada representou a OAB/MT no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), no biênio 2011-2013 e abordará a violência contra a mulher negra. “Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), citados no Senado Federal, apontam que mais de 60% das mulheres assassinadas no Brasil entre 2001 e 2011 eram negras e também que os negros ganham 36% menos que os brancos, mesmo possuindo a mesma qualificação. Quando se observa apenas a remuneração das mulheres negras, a diferença com os ganhos dos brancos sobe para 40%”, observou.

A audiência pública  comemora o “Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra”, instituído pela Lei nº 12.987/2014 que entrou em vigor no dia 2 de junho deste ano. A Associação Mato-grossense dos Municípios fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), 3920, em Cuiabá.

As palestras serão as seguintes:

1 – Rosana Leite Antunes de Barros – defensora pública e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso.
2 – Elis Regina Prates – assistente social de Acorizal/MT.
3 –Valdeci Silva Mendes - professor pesquisador sobre relações raciais e saúde das mulheres negras vítimas de violência doméstica.
4 – Alexandra de Moura Nogueira - advogada – integrante Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT.
5 –Maria Amélia – historiadora sobre raças.
6 –Silviani Ramos Lopes da Silva – Superintendência de Promoção da Igualdade Racial da SEJUDH/MT.
7 – Edna Luzia de Almeida Sampaio – professora, gestora governamental, e Coordenadora do Centro de Referência de Cáceres/MT.
8 –Lilya Galetti – professora doutora em Civilização.
9 – Ana Maria Marques Frazão – Coordenadoria de Mulheres Negras da Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade/MT.
10 – Mirian Aparecida – Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade/MT.
11 –Cândida Soares da Costa – professora doutora do Núcleo Estadual de Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação da UFMT.

www.facebook.com.br/oabmt