Maio de 2024 | Ver mais

Foto da Notícia: Conselho Seccional aprova nome para salão de entrada da OABMT

Foto: José Medeiros - Fotos da Terra

img
    O Conselho Seccional da OABMT aprovou nesta quinta-feira (27 de agosto) a proposta de resolução elaborada pela vice-presidente da instituição, Cláudia Aquino de Oliveira, e pelo advogado Mario Olímpio Medeiros Filho, no sentido de nominar o salão de entrada da Seccional de “Galeria Silva Freire”. A esposa e a filha do ex-presidente da Seccional e poeta Leila Freire e Glenda Freire, respectivamente, participaram da sessão.

A ideia foi justamente homenagear o advogado mato-grossense Benedito Sant’Ana da Silva Freire, mais conhecido como Silva Freire. De acordo com Cláudia Aquino e Mario Olímpio, o projeto OABMT 80 Anos, criado e desenvolvido desde o início da atual gestão para celebrar as oito décadas de existência da Seccional, contempla dois outros projetos acessórios e complementares: Memória OABMT e Arte na Ordem.

“O primeiro, um trabalho de pesquisa, compilação, tratamento, catalogação, indexação e difusão de documentos históricos da entidade octagenária e, o segundo, um trabalho de integração dos espaços da OAB com a arte e cultura mato-grossense com o objetivo de aproximar a entidade da sociedade e alcançar maior difusão e compreensão dos seus princípios, fortalecendo a imagem da advocacia. Ambos os projetos deram para o novo salão uma destinação que justificou a transformação vivida na moderna e funcional sede da OABMT, oferecendo ao espaço uso de cunho social e eventual que vão desde confraternizações ampliadas, recepções festivas a exposições de obras de arte e de fotos e documentos históricos da entidade”, explicaram.

Os advogados acrescentam que “quando falamos de arte e história e dos seus papéis na formação e no desenvolvimento das identidades de um povo, é impossível deixarmos de lembrar do advogado, professor, ativista político e poeta dr. Benedito Sant’Ana da Silva Freire, nascido em Mimoso, distrito localizado no Município de Santo Antônio do Leverger, em 20 de setembro de 1928, e falecido em Cuiabá, em 11 de agosto de 1991. Silva Freire, como é conhecido nacionalmente, foi um advogado que soube como poucos aproximar o exercício do direito à atividade artística, misturando em uma só pessoa vários saberes e diversos conhecimentos”.

Atuação na OABMT

Silva Freire contribuiu com os trabalhos da OABMT de forma relevante, pois foi presidente da Comissão de Ética e Disciplina e Escrutinador (1977 a 1979); vice-presidente na gestão de Aníbal Pinheiro da Silva (1981 a 1983); presidente da Comissão de Defesa e Assistência (1983 a 1985); presidente da Seccional (de fevereiro a agosto de 1985); representante do Conselho Seccional junto ao Conselho Federal, gestão de Marcelo Lavenére Machado (de 1º de abril de 1991 a 1º de abril de 1993); e, em 8 de fevereiro de 1991, Silva Freire foi eleito membro titular do Conselho Federal, sendo substituído por ocasião de seu falecimento em 11 agosto de 1991.

“Foram 26 anos dedicados à entidade, até a morte, que veio no dia consagrado à advocacia nacional. Desde 2008, quando foi instituído o Dia do Poeta Mato-Grossense pela Lei Estadual n. 8.906/2008, em homenagem ao nascimento de Silva Freire, entidades públicas, privadas e da sociedade civil, organizadas pela família do advogado, realizam bienalmente o Circuito Cultural Setembro Freire. A OABMT é uma das entidades que se alinha aos eventos comemorativos e assim será neste ano de 2015 quando, dentro da programação própria, desenvolverá diversas atividades artísticas e culturais, dentre elas, a reedição do projeto Liberdade Consentida, criado pelo advogado quando presidente da OABMT, que consistia em realizar oficinas artísticas para detentos do sistema prisional do Estado de Mato Grosso. Assim, serão realizadas novas oficinas e o resultado será exposto no salão da sede da OABMT, com as obras realizadas pelos detentos e pelos artistas participantes do projeto”, anteciparam Cláudia Aquino e Mario Olímpio.

www.facebook.com.br/oabmt