PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Maio de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

OAB/MT demonstra confiança em parlamentar para defesa dos interesses públicos

22/05/2012 15:44 | PEC 13
Foto da Notícia: OAB/MT demonstra confiança em parlamentar para defesa dos interesses públicos
img
    O secretário-geral da OAB/MT, Daniel Paulo Maia Teixeira, representando a Diretoria, acompanhou a sessão ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (22 de maio), que votaria a Proposta de Emenda à Constituição Estadual nº 13, que retira a vedação do exercício da advocacia privada pelos procuradores do Estado. Depois de lido o voto de vistas do deputado Ademir Brunetto, foi dado prazo regimental de uma semana ao deputado relator Walter Rabello para finalizar seu voto. 
    
    “Acreditamos no espírito público do deputado estadual Walter Rabello e esperamos que ele analise com atenção essa questão, já que a situação em Mato Grosso é diferente de outros estados. A dedicação exclusiva exigida no concurso público, como o parlamentar mesmo admitiu na sessão, impõe aos procuradores a atenção em tempo integral na defesa dos interesses públicos”, destacou Daniel Teixeira.
 
    Estavam presentes também o vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MT, Felipe Amorim Reis, integrantes do grupo OAB Jovem Independente e os deputados da CCRJ Wallace Lara; Sebastião Rezende, presidente da Comissão; e Luciane Bezerra. A PEC 13 deverá voltar em pauta na próxima sessão ordinária da CCJR. 
 
Vício e inconstitucionalidade - O deputado Ademir Brunetto defendeu em seu voto vista a aprovação da PEC 13 com a emenda apresentada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALMT que insere a vedação expressa da advocacia privada no âmbito da Procuradoria-Geral do Estado no artigo 112 da Constituição Estadual.
 
    Ademir Brunetto ressaltou que o texto original do Poder Executivo retira a vedação e “deixa passar desapercebida uma questão de suma importância”. Para o parlamentar há um vício implícito na redação do texto que fere o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/1994) e a Constituição Federal, por autorizar a captação ilícita de clientes e a atuação do profissional em horário incompatível. “Fere também o princípio da eficiência e traz prejuízo à população”, completou. 
img

    O deputado deu seu apoio aos demais pontos apresentados na PEC 13, que cria a regionalização da Procuradoria do Estado, por considerar importante a aproximação da instituição e seus membros com a realidade dos diversos polos.    

 

Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp