PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

OAB-MT recebe ofício do TJMT informando sobre vaga de desembargador

09/10/2023 17:14 | QUINTO CONSTITUCIONAL
Foto da Notícia: OAB-MT recebe ofício do TJMT informando sobre vaga de desembargador
imgA Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) recebeu, na tarde de hoje (09), ofício encaminhado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) comunicando a abertura da vaga de desembargador, pelo Quinto Constitucional destinada a advocacia e sobre a elaboração da lista sêxtupla, que o Conselho Seccional deverá enviar para o preenchimento da vaga.
 
O artigo 94 da Constituição da República Federativa do Brasil prevê o Quinto Constitucional. É um dispositivo que prevê que 1/5 (um quinto) dos membros de tribunais brasileiros sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público. De acordo com o previsto na Constituição, os candidatos integrantes da OAB precisam ter, no mínimo, dez anos de ‘exercício profissional’, além de notório saber jurídico e reputação ilibada.
 
Após o encaminhamento da lista sêxtupla pelo Conselho Seccional da OAB-MT, acompanhada dos documentos probatórios das exigências constitucionais e do currículo de seus integrantes, o Tribunal de Justiça designará sessão para o plenário escolher a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Mauro Mendes. O chefe do Executivo Estadual é quem vai escolher o desembargador, ou desembargadora, para a vaga destinada à OAB-MT.
 
--
 
 
Judite Rosa
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp