Maio de 2024 | Ver mais
26 27 28 29 30 31 #

OAB/MT e Comissão de Estagiários se reúnem com acadêmicos da UFMT

26/07/2013 17:03 | Encontro
Foto da Notícia: OAB/MT e Comissão de Estagiários se reúnem com acadêmicos da UFMT
    Na noite desta quinta-feira (25 de julho), o secretário-geral da OAB/MT, Daniel Paulo Maia Teixeira, o diretor-adjunto da Escola Superior de Advocacia (ESA/MT), Dejango Riber Oliveira Campos, e o presidente da Comissão de Estagiários, Robison Pazetto Junior, reuniram-se com 10 acadêmicos de direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a finalidade de debater melhorias na qualidade do ensino. O encontro ocorreu na sede da ESA/MT.

Dois pontos foram discutidos: a necessidade de haver estágios desde o início do curso e a melhoria dos valores da bolsa auxílio, que hoje gira em média de R$ 600. Sobre o primeiro tópico, Daniel Teixeira, que também é presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, ressaltou ser fundamental o aprendizado em escritórios de advocacia porque terão a oportunidade de vivenciar a teoria da sala de aula com a prática do dia a dia.

"Se todos têm vontade de crescer, realizar sonhos, é muito importante valorizar o conteúdo aprendido, pois há muito mais pessoas concorrendo no mercado de trabalho com cada vez menos espaço. Não adianta ficar parado, é preciso sempre buscar aprofundar o conhecimento e a OAB/MT proporciona essas condições, ou seja, toda semana tem cursos telepresenciais com valores simbólicos sobre diversas áreas do direito", frisou Daniel Teixeira.

img

O secretário-geral também chamou a atenção dos alunos para que se atentem ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). "Hoje a realidade é outra. O PJe veio para mudar a tramitação dos processos, para imprimir mais celeridade e todos vocês precisam, desde já, ter conhecimento sobre sua funcionalidade para que não encontre dificuldades quando iniciarem a profissão".

Em relação ao aumento dos valores da bolsa auxílio para estagiários, a sugestão dos acadêmicos foi levar em consideração os mesmos parâmetros utilizados para o salário mínimo. Daniel Teixeira informou que a OAB/MT estudará uma proposta juntamente com toda a diretoria e com a Comissão de Estagiários para ver o que pode ser feito sobre o tema.

img
    Por fim, o diretor-adjunto da ESA/MT, Dejango Campos, que também é presidente da Comissão de Advogados Professores, ressaltou que a OAB/MT e ESA/MT pretendem implementar projetos ainda nesse segundo semestre em prol de advogados e estagiários. "Estamos pensando em estratégias para traçar o perfil do que é a advocacia e mostrar a importância de fazerem parte dos quadros da Ordem". Dejango Campos acrescentou que visitará a UFMT junto com as referidas comissões para aprofundar as discussões com alunos de outros anos do curso de direito.

www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt