Maio de 2024 | Ver mais
26 27 28 29 30 31 #

Comissão de Direito do Trabalho atende população na Praça da República

29/04/2011 16:00 | Evento
    Em ação inédita realizada nesta sexta-feira (29 de abril), a Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso proporcionou atendimento jurídico à população cuiabana na Praça da República, em Cuiabá. Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho (1º de maio), os membros da comissão se reuniram na praça, das 7h30 às 11h30, e esclareceram gratuitamente dúvidas de pessoas em relação aos seus direitos trabalhistas, além de terem distribuído cerca de mil cartilhas com informações claras e de fácil entendimento sobre direitos do trabalho.

Para a presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Cláudia Aquino, a campanha foi uma oportunidade de apresentar o trabalho da comissão para a sociedade. “Pensamos em realizar um evento voltado para a sociedade e não para a classe jurídica, justamente porque muitos trabalhadores não têm conhecimento de seus direitos. A iniciativa teve como objetivo levar esse conhecimento e informações a essas pessoas”, aconselhou.

“Adorei essa iniciativa porque a sociedade também é composta de pessoas humildes, sem recursos, que precisam de um pouco de atenção para conseguir resolver seus problemas. Fiquei honrada em ser atendida por profissionais gabaritados e tive minha dúvida esclarecida. Agora vou procurar meus direitos”, comemorou uma das pessoas atendidas, Odelita de Souza Nascimento.

O trabalho proativo dos integrantes da Comissão de Direito do Trabalho chamou a atenção de quem passava pela praça. “Fiquei curiosa em saber o que estava acontecendo e me deparei com os advogados esclarecendo dúvidas trabalhistas gratuitamente. Eu queria saber se posso contribuir com a previdência, uma vez que não trabalho com carteira assinada, e fui muito bem atendida, tive minha dúvida sanada”, informou a prestadora de serviços Noecy Gonçalina de Siqueira.

O secretário-geral da OAB/MT, Daniel Paulo Maia Teixeira, ressaltou o valor da campanha afirmando que a OAB/MT vem exercendo trabalho fundamental em prol da sociedade. “Eventos como esse de hoje são exemplos disso, ou seja, esses esclarecimentos aos cidadãos são a mais pura prova de exercício de cidadania. É dessa forma que a sociedade se fortalece”, ressaltou. Daniel Teixeira frisou ainda que “por incrível que pareça, muitas condutas ou ruídos acontecem nas relações de trabalho não por má-fé dos empregadores ou dos empregados, mas por falta de conhecimento dos direitos de uma parte ou da outra. É por isso que avalio como fundamental a atitude da comissão em realizar ações como essa”.

Coordenaram os trabalhos da campanha, além do secretário-geral da OAB/MT, e da presidente da Comissão de Direito do Trabalho, o secretário-geral da comissão, Nivaldo Careaga, respectivamente, e as advogadas integrantes Maria Cláudia de Castro Borges Stábile, Silvana da Silva Toledo e Lasthenia de Freitas Varão.

www.twitter.com/oabmt