Março de 2024 | Ver mais
# # # # # 1 2
31 # # # # # #

Rede de enfrentamento instalada em VG inicia nova etapa para proteção da mulher

08/03/2018 15:29 | Combate à violência
Foto da Notícia: Rede de enfrentamento instalada em VG inicia nova etapa para proteção da mulher

imgUma nova etapa no combate à violência doméstica nos municípios de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento começa a ser vivida a partir desta quinta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, com o início dos trabalhos da Rede de Enfrentamento. A união de esforços, aberta inclusive a novos voluntários, foi estabelecida por órgãos e instituições do Sistema Judiciário, de Segurança e as prefeituras para acompanhar e reduzir os casos de agressão com uma abordagem diferenciada, observando e tratando também o agressor.

“A iniciativa, que não é de A ou B, é um projeto baseado na experiência de Barra do Garças que foi, inclusive, apresentada recentemente na Europa. Ela tem, acredito, a melhor forma de combater a violência doméstica, pois conta com a atuação de todos os envolvidos, desde a polícia, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, a advocacia, as prefeituras até a sociedade civil”, enumerou a presidente da Subseção de Várzea Grande da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Flávio Moretti.

O lançamento da Rede de Enfrentamento será a partir das 18h30 desta quinta-feira, no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel, em Várzea Grande. No evento, a concepção do funcionamento da iniciativa será transmitida ao público pela presidente da OAB VG. Ela explicou que é preciso entender os motivos que levam o agressor a cometer a violência, se é cultural ou uma experiência familiar, para que se possa tratá-lo também.

“A Rede de enfrentamento é justamente a união das instituições para poder cuidar das mulheres, proteger mais as mulheres, desde o primeiro momento da violência doméstica. E, ao mesmo tempo que a gente vai cuidar dela, protegê-la, zelar por ela, a rede vai também tratar o homem, o agressor. Muitas vezes, é cultural. Às vezes ele viu a mãe apanhar, o pai bater, e ele foi criado numa rede de violência. Temos que descaracterizar essa situação, essa cultura, essa forma”, pontuou Flávia Moretti.

A OAB VG vai contribuir com a capacitação dos agentes envolvidos e, também, nos grupos reflexivos para atendimento dos homens que estão sob medidas protetivas. “Será um desafio em nossa comarca, mas não tenho dúvida de que estamos tomando atitudes práticas e efetivas para diminuir a violência doméstica”, acrescentou Flávia Moretti.

O projeto faz cumprir o artigo 8º da Lei Maria da Penha: “a política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de ações não-governamentais”

“A rede tem um trabalho específico, a gente vai fazer grupos reflexivos com os homens, vamos atuar com patrulha da polícia, da guarda municipal dando assistência na casa da vítima, acompanhadas e capacitadas com assistentes sociais, com psicólogo para sondar como está a convivência dela no meio, com as medidas protetivas junto ao agressor”, esclareceu a advogada. Ela também informou que todas as informações dos atendimentos da rede serão objeto de estudo do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), parceiro na ação.

No lançamento, ainda ocorrerá o ato da Assinatura do Protocolo de Intenções, que contará com a presença dos representantes de Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, prefeitura de Várzea Grande e suas secretarias, Guarda Municipal, prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Univag, OAB VG, Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) e instituições da sociedade civil organizada.

Assessoria de Imprensa OAB-MT