PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Advogado de MT toma assento na Academia Paulista de Letras Jurídicas

12/06/2018 13:38 | Reconhecimento
Foto da Notícia: Advogado de MT toma assento na Academia Paulista de Letras Jurídicas
 
   img O advogado que preside a Academia Mato-grossense de Letras, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, acaba de tomar posse como membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas. A solenidade, ocorrida no dia 5 de junho, aconteceu na presença do também mato-grossense e acadêmico da instituição, o advogado e jurista Antônio Ernani Calhao, que recepcionou o mais novo integrante.
 
    Sebastião de Carvalho também é professor, jurista, historiador e conferencista. Ele foi referenciado pelo colega Antônio Calhao por sua contribuição literária para o estudo do Direito no país e a cultura de Mato Grosso. Tem obras sobre Direito Ambiental reconhecidas nacionalmente, conforme o jurista, datadas da década de 1980 para destacar o pioneirismo em escrever sobre o tema. Também destacou a publicação de livros nas áreas de História, Literatura, Ecologia e de Poesia.
 
    O advogado recém-assentado na entidade paulista também faz parte de outras instituições nacionais do Direito, como o Instituto dos Advogados Brasileiros, no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Direito Constitucional, além dos institutos Histórico e Geográfico de Mato Grosso e de Goiás.img
 
    Em seu discurso de posse, Sebastião de Carvalho tratou de um tema constitucional cada vez mais presente nos debates contemporâneos, a tripartição dos Poderes. Enfatizou a necessidade que o país tem de que “seja evitado que qualquer um dos Poderes, mais ainda o Judiciário, extrapole os limites previstos na Constituição, que consagra a interpendência dos Poderes, não podendo as atribuições de um serem invadidas pelo outro. E isso é fundamental para a manutenção e o aperfeiçoamento do processo democrático”, discursou. 
 
    A Academia Paulista reúne alguns dos maiores juristas do país entre os quais o constitucionalista e tributarista professor Ives Gandra da Silva Martins, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Enrique Lewandoski, os ex-ministros do STF, Moreira Alves, Sydney Sanches, Eros Grau e Francisco Rezek, por exemplo.
 
 
 
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp