Apoio às famílias de presos é celebrado com homenagem a membros da OAB-MT

11/12/2018 13:25 | Sistema Penitenciário
Foto da Notícia: Apoio às famílias de presos é celebrado com homenagem a membros da OAB-MT

imgPor oferecer apoio aos familiares de custodiados do Sistema Penitenciário do Estado, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Flávio Ferreira, e o presidente da Comissão de Direito Carcerário da entidade, Waldir Caldas, foram homenageados pela diretoria do Grupo de Apoio às Famílias dos Reeducandos (Gafar), na tarde da última sexta-feira (7).  Um dos motivos para homenagem foi justamente a abertura das portas da Ordem para que o grupo realizasse suas reuniões de trabalho no local. O Grupo representa cerca de 10 mil famílias de detentos.

“A homenagem dirigida a essas autoridades é porque são aquelas que apoiam e promovem a verdadeira ressocialização. Elas atuam para que os sorrisos nos rostos das famílias sejam possíveis, pois realizam ações sociais e os bons tratos no âmbito prisional”, justificou a ação a presidente do Gafar, Maria Goreth Arruda Oliveira.

Em nome do vice-presidente da OAB-MT e como próprio homenageado, o advogado Waldir Caldas rememorou os fatos que o levaram a se engajar na temática. “Eu passei em frente ao CRC (Centro de Ressocialização de Cuiabá) e vi aquela gente, pessoas que aguardavam a visita, invisíveis. Pensei: elas cumprem pena juntamente com seus familiares, mesmo sem nada terem feito. É preciso fazer alguma coisa”, relatou.

O presidente da Comissão de Direito Carcerário foi designado pelo Grupo o padrinho solidário em ações sociais às famílias dos reeducandos. O vice-presidente recebeu o título de colaborador em ações sociais às famílias dos reeducandos. Ambos receberam certificado do Gafar.

“As famílias são a parte mais vulnerável do sistema prisional. A OAB é a instituição na qual as outras se socorrem. Quando estão em situação complicada é aqui que vêm buscar apoio. E a Ordem autorizou a realização das reuniões aqui para que o grupo fosse acolhido e tivesse um local para traçar as estratégias de forma confortável”, acrescentou Waldir Caldas.

Também por meio da atuação da Ordem, os familiares dos detentos iniciaram, há cerca de um ano, programas de capacitação e qualificação profissional para que possam “combater pobreza produzindo riqueza”, como comentou o advogado. “Nosso alvo é trazer instituições para fazer qualificação profissional mínima, além de cadastrar as mulheres e crianças para buscarmos formas de melhorar o preparo escolar”.

O Sistema Penitenciário de Mato Grosso tem carca de 11.400 encarcerados atualmente.

“Se hoje temos respaldo em nossas reivindicações e conquistas elas se devem àqueles que nos deram confiança, que estiveram em nosso lado em todos os momentos que precisamos para socorrer as famílias de reeducandos. São pessoas que têm um olhar para além dos erros e patologias, um olhar para a pessoa humana”, complementou a presidente do Gafar.img

Ainda foram homenageados membros do Judiciário, do Sistema Prisional, da Escola Nova Chance – que possibilita a formação educacional dos presos –, da Defensoria Pública, entre outras entidades.