22/02/2019 14:34 | Sessão do Pleno
Foto da Notícia: Ex-presidente do TJMT recebe homenagem da advocacia por parceria com OAB no último biênio

Foto: Luiza Zanella

img    A primeira reunião do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) da gestão 2019-2021, ocorrida nesta quinta-feira (21), foi o cenário da homenagem ao ex-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, através do qual a entidade homenageou todo Poder Judiciário do Estado.

Ao desembargador foi entregue um quadro assinado pelos membros da diretoria da OAB-MT para agradecê-lo por seus serviços à frente do Judiciário e sua atenção à advocacia do Estado. “A transformação é possível quando ousamos acreditar. Em sua liderança frente ao Tribunal de Justiça, a advocacia foi recebida por um ouvido atento e um olhar sensível. Em reconhecimento a essa importante trajetória, a OAB-MT congratula e concede esta homenagem”, trouxe a placa.

“Essa, em verdade, é uma homenagem ao Poder Judiciário de uma forma geral. A Ordem, enquanto uma instituição que ajuda a administrar a justiça; o advogado e a advogada, enquanto profissionais essenciais à administração da justiça, devem ter sempre uma relação de parceria, mas de independência e de autonomia nas instituições. Essa é uma forma que a advocacia reconhece ao Poder Judiciário, na pessoa do então presidente, a excelente parceria que nós travamos no último biênio, levando, com certeza, a distribuição de justiça, com o auxílio da Ordem ao Poder Judiciário, a todos os cidadãos mato-grossenses”, comentou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

O reconhecimento da parceria com o TJMT foi destacado com as inúmeras conquistas alcançadas pela advocacia e a população ao longo da gestão de Rui Ramos. A construção do Fórum de Nova Mutum, a instalação de novas varas em várias comarcas de Mato Grosso após o pleito da OAB-MT, o novo Fórum de Primavera do Leste em construção, soluções pontuais quanto ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), como as publicações dos atos processuais via Justiça Eletrônica, dentre outros, foram enumerados por Leonardo Campos.

“Respeitada a sua autonomia e sua independência, trabalharem numa única direção, trabalhar no mesmo sentido. Qual o sentido? Dar condições do cidadão que é o principal cliente, tanto da advocacia quanto do Poder judiciário, de receber uma prestação jurisdicional de forma célere. E nós encontramos lá na Presidência do Tribunal, com o desembargador Rui Ramos, as portas sempre abertas”, apontou o líder da OAB-MT.

O desembargador comentou ter se sentido honrado ao receber a homenagem. Tratou da dificuldade em atender a todas as demandas em virtude das dificuldades administrativas do órgão e do tempo de trabalho frente ao TJMT. “Não é uma tarefa fácil, tem muitas coisas que vão se passando, é só um biênio, mas eu entreguei o meu trabalho e, por isso, vejo que foi reconhecido e que está sendo reconhecido nesta oportunidade”, ponderou Rui Ramos.

Nesta sexta-feira, a sessão do Conselho Pleno continua e receberá diversos membros da diretoria do Judiciário mato-grossense, entre eles a vice-presidente Maria Helena Póvoas. “Tenho certeza de que continuaremos nessa mesma direção, nesse mesmo caminho, com as instituições falando a mesma língua em prol do jurisdicionado”, finalizou Campos.