OAB-MT realiza I Colégio de Diretores Tesoureiros

22/02/2019 17:48 | Transparência

Nesta segunda-feira (25) a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realiza o I Colégio de Diretores Tesoureiros. Com foco na transparência da prestação de contas, o encontro reúne os gestores das 29 subseções para mostrar a advocacia os investimentos realizados e serviços prestados.

“A transparência, dentro da OAB-MT, é cláusula primeira”, ressalta o diretor tesoureiro Helmut Flávio Preza Daltro. Ele lembra que muitos profissionais questionam onde é investido o dinheiro da anuidade e o Colégio é uma das formas de capilarizar essa informação fazendo que os diretores de cada subseção possam fazer essa demonstração, não apenas financeira, mas institucional, de forma clara.

Hoje a OAB-MT está fisicamente presente em 93 municípios mato-grossenses com maquinário, equipamento de ponta e estrutura de pessoal. Além da manutenção dessas instalações, parte do valor arrecadado também é destinada à Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) que mantém mais de mil convênios oferecendo benefícios e descontos especiais para profissionais da advocacia.

Outro exemplo citado pelo diretor tesoureiro é de que o valor médio da anuidade, levando-se em consideração as diferentes faixas de preço para a Jovem Advocacia e para profissionais mais antigos é de aproximadamente R$ 700. “Somente com o serviço do Recorte Digital, oferecido gratuitamente à advocacia regular, que custa cerca de R$ 60 mensais, o profissional tem retorno de aproximadamente 90% da sua anuidade”, explicou.

No fim do ano passado o Conselho Federal apresentou algumas novas regras de gestão visando maior transparência, otimização dos investimentos e um novo formato de prestação de contas dos valores arrecadados pela Ordem. Durante o encontro será uniformizado esse entendimento com uma capacitação técnica dos diretores tesoureiros das subseções que atuarão como gestores.

“Estamos investindo em qualidade de serviço por meio da tecnologia da informação, formando o tesoureiro como um gestor efetivo, não apenas como um dirigente. Então o advogado e advogada de qualquer região do Estado sabem que aquele colega que recebeu seu voto enquanto diretor está sendo informado, capacitado, está buscando informação para dar a transparência necessária do investimento que a Ordem faz com os valores que arrecada”, disse.

A exemplo do que é praticado no Conselho Federal, o Colégio de Diretores Tesoureiros da OAB-MT deve acontecer duas vezes por ano. Esta primeira edição acontece na sede da OAB-MT das 8h às 18h da próxima segunda-feira.