Em sessão solene, OAB-MT presta homenagem ao tricentenário de Cuiabá

04/04/2019 14:01 | Cuiabá 300
Foto da Notícia: Em sessão solene, OAB-MT presta homenagem ao tricentenário de Cuiabá

Na próxima segunda-feira (8) Cuiabá completa 300 anos. O tricentenário da Capital marca um período de avanços e transformação da cidade e está sendo celebrado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) com a campanha “Terra de direitos e conquistas”.

img Em solenidade especial realizada nesta terça-feira (2), a OAB-MT reverenciou a Capital, mostrando como a trajetória da entidade e da cidade se cruzam através dos tempos. A entidade surgiu já neste último terço de vida de Cuiabá, mas a advocacia esteve presente ao longo de toda a sua história.

Nomes importantes, como o de Silva Freire, autor do termo “cuiabania”, que expressa o sentimento mais presente nesta data, estão eternizados nas paredes da OAB-MT. A galeria Silva Freire é a porta de entrada da instituição.

“Nossa homenagem é ao povo cuiabano, um povo guerreiro, um povo de luta que assim como a OAB-MT e a advocacia estão no dia a dia lutando pelos seus direitos e por conquistas”, explicou a vice-presidente da Ordem, Gisela Cardoso.

De acordo com o secretário-geral da OAB-MT, Flávio Ferreira, a solenidade é uma oportunidade para fazer uma pequena reflexão sobre o momento que vivenciamos. “Um lugar sempre é feito de gente. Tem as flores, os rios, as matas, mas o mais importante de qualquer lugar são as pessoas. Então, nós cuiabanos temos muito a comemorar. Se a cidade não está tão bonita, se o nossos direitos não estão tão garantidos, porém, a nossa gente continua guerreira, lutando pelos seus ideais”.

Com cerca de 300 pessoas, a solenidade contou com a participação do presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão, que ressaltou o papel social da OAB-MT neste tricentenário, lembrando a série de ações desenvolvidas.

img Personagens marcantes da história de Cuiabá ao longo de seus 300 anos, como a mãe do ex-governador Dante de Oliveira, dona Maria de Oliveira, marcaram presença na solenidade. As famílias tradicionais cuiabanas também estiveram representadas pela advocacia. Neto de Mauri de Celso Leite, o “Dito da Mangueira”, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), Ítallo Leite, ressaltou o orgulho em comemorar a data. Da mesma forma, a procuradora do Estado, Gabriela Novis Neves Pereira Lima, neta do “Bugre” e de Archimedes Pereira Lima.

Dos quadros da OAB-MT, surgiram nomes que se destacaram nos mais diversos setores de Cuiabá: Política, Cultura, Esporte, entre outros.

Além da campanha que reverencia os 300 anos da Capital, a Ordem mantém uma agenda constante de ações e um firme posicionamento social, enfrentando embates polêmicos. Desde a promoção de debates nas campanhas para a Prefeitura e Governo do Estado, realização de audiências públicas sobre os temas mais atuais que afligem a sociedade; levando informação para todos os públicos, desde os bancos da escola até depois de sua formação; até o enfrentamento de assuntos emblemáticos, como as ações que questionaram a verba indenizatória de deputados estaduais, interceptações telefônicas ilegais e outras.