26/04/2019 16:50 | Moçambique Vive
Foto da Notícia: OAB-MT e parceiros convidam sociedade a doar recursos para ajuda humanitária a moçambicanos

imgAté o dia 26 de maio, toda sociedade mato-grossense está convidada a fazer doações financeiras para contribuir com mais de 900 mil pessoas que vivem em situação de extrema miséria depois de atingidas pelo ciclone Idai, que passou por Moçambique, em março. Quem faz o convite é a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e seus parceiros, com o lançamento da campanha “Moçambique Vive”, realizado na manhã desta sexta-feira (26). Por meio da ação, uma conta bancária foi aberta e todos poderão depositar qualquer valor para somar à causa.

Todas as informações sobre como doar e a respeito da situação moçambicana podem ser acessadas no hotsite www.moçambiquevive.com.br, criado especificamente para a campanha.

Provocada pela organização não governamental Grupo de Mulheres de Partilha de Ideias de Sofala em Moçambique (GMPIS), a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MT, Elizabeth Flores, que viveu por três meses em Moçambique em 2018, despertou sobre a necessidade de realizar algo em prol das famílias atingidas pelo ciclone, tendo em vista a situação de miséria que conheceu pessoalmente no país.

“A realidade lá é muito triste, principalmente para mulheres e crianças, de total miséria. Em uma das comunidades que a gente acompanhou durante dois meses, com cerca de 800 pessoas, após a passagem do ciclone, morreram todos e não restou absolutamente nada”, exemplificou a advogada.

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, no lançamento da campanha, concomitante com a abertura da sessão do Conselho Seccional do mês, informou que a ação inicia no Estado, mas deve ser estendida aos demais da Federação, após consolidado apoio do Conselho Federal. “Essa deve se tornar uma campanha nacional”, acrescentou. Ele também destacou a disponibilidade da TV Centro América (TVCA), principal parceira da OAB-MT na campanha, em abraçar a causa. “Leve o nosso agradecimento a toda diretoria da TV”, disse.

Secretário-geral da OAB-MT, o advogado Flávio Ferreira esclareceu que a campanha da OAB-MT com a TVCA é totalmente voluntária. “A TV, que nos atendeu prontamente, não está cobrando um real para veicular essa campanha. Serão 30 dias de veiculação. Pedimos que toda a sociedade atenda ao pedido e divulgue quanto puder para que consigamos contribuir com o máximo possível. O Brasil tem uma dívida histórica com a África, que é anormal. Essa é uma pequena possibilidade de fazermos algo”.

Representante da TVCA, o diretor de Comunicação e Programação Marcelo Werner pontuou que a emissora é pautada pelo slogan “Se mexe com a comunidade, mexe com a gente”. “Sabemos dos desafios que o país vive e cabe a cada um fazer o que é possível. Sabemos o potencial que temos no meio da comunicação e veicularemos a campanha em todo o Estado, atingindo os 141 municípios praticamente. Creio que teremos um bom resultado no final”.

Por fim, o representante da Arquidiocese de Cuiabá, padre Deusdete Monge de Almeida, fez a benção da campanha dizendo ver com muita simpatia a iniciativa social. Ele lembrou que foram mais de 6 milhões de africanos trazidos ao Brasil no período da escravidão. “É um ato de solidariedade que enobrece, engrandece a alma. Tudo que fizermos de bem para esse povo ainda é pouco”.

Estiveram presentes no lançamento, a convite da OAB-MT, o vice-presidente do Conselho Temático da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Fábio Borges, o secretário-adjunto de Assistência Social do Estado, Agnaldo Garrido, e representantes dos demais parceiros na ação: Núcleos Tecnologia, site Leia Agora e ZF Comunicação.

Assista aqui o vídeo da campanha.