26/09/2019 13:10 | Discussão Nacional
Foto da Notícia: Aliando questões ambientais e sociais, OAB-MT encerra Congresso do Meio Ambiente com concurso de redação

Foto: George Dias/ZF Press

img    Trazendo para um único evento discussões ambientais e a preocupação com questões sociais, o 3º Concurso de Redação da Subseção da Várzea Grande da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) coroou, na noite desta terça-feira (24), o encerramento do 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente da OAB-MT. Com a temática “Meio Ambiente – Resíduos Sólidos”, o concurso contou com a participação de quase 500 alunos de cinco escolas municipais de Várzea Grande.

Para a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Alves Cardoso, a escolha do tema do concurso foi providencial. “É muito gratificante ver a Ordem trazer jovens e crianças para discutir esse tema exatamente no momento em que vemos os jovens movimento o mundo na questão ambiental, jovens ativistas denunciando países, entre eles o nosso, por não estarem cumprindo seus deveres no tocante à proteção ambiental”.

Na oportunidade, a representante da diretoria também ressaltou que somente por meio da educação é que é possível mudar. “Nós estamos tentando fazer nossa parte, mas os jovens já estão atentos. Essa discussão tem que ser trazida para a escola, é só através da educação que as pessoas podem se conscientizar. Essas redações trazem mensagens importantes, nos mostram como essas crianças estão sim preocupadas em já ter essa responsabilidade, que cabe a nós despertar”.

Presidente da OAB Várzea Grande, Flávia Moretti destacou que o objetivo do projeto não é ensinar o ABC, mas sim cidadania. “Neste ano contamos com a participação de 473 crianças, que assistiram palestras, participaram das oficinas e fizeram as redações com professores e coordenadores. É um projeto espetacular, a cada ano escolhemos um tema, e as redações são nosso feedback, do que realmente a OAB levou às crianças. Ao fazer a leitura das redações podemos constatar o tamanho e a importância de manter o projeto.  A educação é tudo".

img    Também presente na solenidade de encerramento do congresso e premiação das cinco melhores redações, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Itallo Gustavo de Almeida Leite, destacou a importância de se unir questões sociais com ambientais.

“Quero parabenizar a todos os envolvidos na realização desse evento, que discute com muita sensibilidade causas muito importantes para o nosso estado. Sem sombra de dúvida o congresso já entrou para história do nosso estado, já está consolidado e as escolas também estão de parabéns por tratar um tema tão importante para o nosso país. Independente da premiação, todos vocês aqui hoje são vencedores, por estarem contribuído para um país melhor”, declarou.

O 3º Concurso de Redação é uma realização da OAB Várzea Grande, por meio da Comissão da Jovem Advocacia e a Comissão do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande e a Associação dos Catadores de Material Reciclável de Várzea Grande (Ascavag).

Participaram do concurso as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) Abdala José de Almeida, Salvelina Ferreira da Silva, Emanuel Benedito de Arruda, Lúcia Leite Rodrigues e Benedita Bernardino Curvo.

Confira os vencedores do concurso:

img1º lugar - Rafaela Vitoria de Andrade Lirio - EMEB Professora Salvelina Ferreira da Silva
2º lugar – Luiz Gustavo Pinheiro Leal - EMEB Emanuel Benedito de Arruda
3º lugar – Cleverson Lima de Souza - EMEB Abdala Jose de Almeida