28/10/2019 18:00 | Parceria
Foto da Notícia: OAB-MT e Amatra reeditam termo de cooperação pela defesa das prerrogativas profissionais

img   A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) renovou, na sessão do conselho pleno nesta sexta-feira (25), o termo de cooperação interinstitucional com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 23ª Região (Amatra-MT), com o objetivo de defender as prerrogativas profissionais.

Na oportunidade, o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, destacou a importância do diálogo para solução de conflitos. “Nossa gestão é do encontro, não do confronto. Entendemos que o diálogo é sempre o melhor caminho. Preferimos edificar pontes a construir muros”.

Leonardo Campos também lembrou que a Ordem está sempre de portas abertas para renovar e firmar novas parcerias com a Justiça do Trabalho. “Devemos todos caminhar no mesmo sentido e esta é uma parceria que tem dado certo. Quando, por meio do diálogo, evitamos o atrito e impedimos que processos fiquem paralisados, sem dúvida, o maior beneficiado é o cidadão".

Para a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Alves Cardoso, a reedição do termo, que tem como principal objetivo a solução de eventuais conflitos entre advogados e magistrados da forma mais rápida e menos gravosa possível, só reafirma o bom relacionamento que existe entre as entidades.

“Essa é uma gestão que acredita no diálogo, acredita que a conciliação ainda é o caminho para solução de conflitos. O relacionamento entre a Magistratura do Trabalho e advocacia sempre foi de muito respeito e diálogo e a gente pretende que assim continue”, pontuou.

Conforme o presidente da Amatra, juiz do Trabalho André Araújo Molina, o termo renova o compromisso em busca do melhor funcionamento das instituições. “Nosso intuito é, dentro do possível, evitar conflitos entre magistrados e advogados. Sabemos que no momento de audiência, com os ânimos alterados, pode surgir algum tipo de mal-entendido, mas que depois é superado facilmente”.    img

O magistrado ressaltou ainda entender que o respeito às prerrogativas é plenamente possível, independentemente da posição de cada uma das partes. “É possível compatibilizar as garantias da magistratura com as prerrogativas da advocacia. Então, em nome dos juízes do Trabalho, quero conclamar os senhores para que utilizemos esse canal de diálogo para resolver as eventuais contendas que venham a surgir”.

Também assinou o termo, como testemunha, o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Mato Grosso (Aatramat), Hélio Machado da Costa Júnior.