Março de 2024 | Ver mais
# # # # # 1 2
31 # # # # # #

OAB-MT terá representante em coordenação das relações Brasil-China

28/02/2020 14:00 | Segurança Jurídica

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) terá um representante na Coordenação Nacional das Relações Brasil-China, organismo criado recentemente pela OAB Nacional. O início dos trabalhos com a posse dos integrantes da coordenação ocorrerá no dia 18 de março, em Brasília.

Presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-MT, Elvis Antônio Klauk Júnior participará do evento. Ele destacou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil há mais de 10 anos com grande potencial. “A intenção da coordenação, inclusive, é a de criar em cada uma das seccionais um núcleo de trabalho”.

Com o avanço deste trabalho, é esperado que ocorra, anualmente, o Legal Forum Brazil-China, que terá como missão dar mais segurança jurídica nas relações bilaterais, por meio do aperfeiçoamento da cooperação dos países.

A criação da coordenação foi anunciada no início de fevereiro pelo presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, durante reunião com uma comitiva de lideranças atuantes na relação entre os dois países. Ele citou o recente surto do coronavírus, que já contaminou milhares de pessoas ao redor do mundo e que teve seu epicentro na China.

“Externamos total solidariedade da Ordem e da advocacia brasileira ao povo chinês diante do episódio do coronavírus. A China, além de ser a melhor parceira comercial do Brasil, é também local de um povo muito trabalhador, que busca o constante desenvolvimento. Nos colocamos à disposição para auxílios e esclarecimentos”, disse Santa Cruz.

Ele informou que a coordenação buscará reforçar ações de combate ao coronavírus e atuará para convergir apoio no combate às fake news que permeiam o tema. Algumas instituições já têm iniciativas semelhantes, como o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), que mantém o Observatório do Coronavírus.

ZF Press

Assessoria de Imprensa OAB-MT