Mato Grosso marca participação na III Conferência Nacional da Mulher Advogada

10/03/2020 16:18 | Carta de Fortaleza
Foto da Notícia: Mato Grosso marca participação na III Conferência Nacional da Mulher Advogada

img A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, presidiu um dos mais importantes painéis da III Conferência Nacional da Mulher Advogada, na última sexta-feira (6), em Fortaleza (CE), com o tema “Enfrentamento à Violência Contra Mulher”.

Durante o painel também foi lançado o convênio entre a Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) da OAB Nacional e a Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia), uma organização não governamental, sem fins lucrativos, voltada para a execução de projetos que contribuam para a ampliação e efetivação dos direitos humanos e o fortalecimento de grupos tradicionalmente excluídos, como as mulheres em sua diversidade, realizando pesquisas, seminários, cursos, oficinas e diálogo com operadores do Direito, entre outras ações.

Em sua fala de abertura Gisela Cardoso destacou que a violência contra mulher é a mais cruel e evidente manifestação da desigualdade de gênero em nosso país, que ocupa o quinto lugar no ranking mundial de violência contra mulher.

O painel ainda contou com as palestras “As alterações legislativas da Lei Maria da Penha: efetividade ou discurso”, da vice-presidente da CNMA, Alice Bianchini; “A situação da mulher negra no Brasil a partir de uma perspectiva de gênero”, da presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP e do Geledès-Instituto da Mulher Negra, Maria Sylvia de Oliveira; “A situação das mulheres vítimas de violência no Estado de Ceará”, da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/CE, Christiane Leitão; “Feminismo abolicionista: novas políticas de enfrentamento à violência de gênero”, da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/BA, Daniela Portugal e “A vulnerabilidade feminina nas comunidades de baixa renda e o papel do poder público no combate à violência contra a mulher”, da advogada e secretária executiva da Regional 6 – Fortaleza/CE, Darlene Braga.

Durante dois dias, a III Conferência Nacional da Mulher Advogada reuniu mais de 3 mil advogadas e advogados de todo o país em dezenas de painéis, palestras e atividades diversas acerca dos mais diversos temas sobre as prerrogativas da mulher advogada e direitos da mulher.

Além da vice-presidente Gisela Cardoso, a caravana de Mato Grosso foi representada pela conselheira federal Ana Barchet, a presidente e a vice-presidente da Comissão do Direito da Mulher, Clarissa Lopes Dias e Gabriela de Souza Correia, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), Xênia Artmann Guerra, a conselheira estadual Adriana Tanssini, entre outras advogadas do estado.

Resultado dos amplos debates, a Carta de Fortaleza resume as deliberações encaminhadas à CNMA e ao Conselho Federal da Ordem solicitando a adoção de medidas que reafirmem o papel essencial das mulheres advogadas na concretização do Estado Democrático de Direito.