PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Várzea Grande e Poconé passam a utilizar PJe durante plantão judiciário cível

10/03/2020 18:17 | Atenção
    A partir das 19h desta sexta-feira (13 de março) as comarcas de Várzea Grande e Poconé passam a utilizar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) no plantão judiciário cível. Com isso, a distribuição de medidas urgentes e a apreciação as mesmas durante o período se dará por sistema on-line. A determinação está prevista em Portaria conjunta Nº 187-PRES-CGJ de 28 de fevereiro de 2020, não sendo aplicada às causas criminais.
 
    O plantão é realizado aos sábados, domingos e feriados, quando o juiz plantonista e os servidores escalados permanecem nos fóruns das 13h às 17h.
 
    O documento reforça que a partir da data não será admitida a distribuição física de processos cíveis. Na portaria estão especificadas todas as normativas acerca do horário, funcionamento, distribuição de processos e outras questões relativas ao assunto.
 
    O plantão judiciário é voltado apenas para a apreciação das medidas judiciais que reclamem soluções urgentes, conforme estabelecido o Provimento n. 17/2019 da Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria-Geral da Justiça (CNGC).
 
    Durante o plantão não são feitas análise de reiteração de pedido já apreciado no órgão judicial de origem ou em plantão anterior, nem à sua reconsideração ou reexame, devendo ser observado o estabelecido no artigo 243, I a V, da
 
    Havendo indisponibilidade do PJe, comprovada por meio de certidão extraída do sistema, o processo poderá ser distribuído fisicamente durante o plantão.
 
    Ainda de acordo com a portaria, no ato de distribuição, durante o plantão, o advogado deverá marcar a opção ‘plantão judiciário’ para que o processo seja encaminhado via PJe ao magistrado plantonista. Caso haja ausência da marcação de que trata o caput, impedirá a sua remessa ao magistrado responsável pelo plantão, remetendo-o ao órgão julgador natural.
 
    Existe um Manual de Rotina do Plantão Judiciário de 1º Grau, por meio do sistema PJe, que pode ser acessado pelo endereço: pjeinstitucional.tjmt.jus.br, no Menu ‘Autocapacitação’ e submenu ‘Manual do Plantão Judiciário’.
 
    Acesse AQUI a portaria com todas as informações sobre o assunto.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp