Ciclo de Palestras debate empoderamento feminino e medidas protetivas em Peixoto de Azevedo

18/03/2020 18:40 | Março Mulher
    Temáticas pertinentes à celebração do Dia Internacional da Mulher foram abordadas durante palestra realizada pela Subseção de Peixoto de Azevedo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, na quinta-feira (12). O encontro, organizado pela Comissão do Direito da Mulher, aconteceu no auditório da Faculdade de Matupá (FAMA) e na União das Faculdades de Mato Grosso (UNIFAMA) de Guarantã do Norte.

A ação faz parte da programação do Março Mulher, realizado pela Seccional, Caixa de Assistência, comissões de Direito da Mulher e subseções. Por todo o Estado serão promovidos mais de 100 eventos (palestras, ações sociais e confraternizações) em pelo menos 22 subseções e em Cuiabá. A programação completa pode ser encontra aqui.

Presente no evento, o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos lembrou que entidade vem adotando medidas para reduzir a desigualdade. Em fevereiro deste ano o Conselho Pleno aprovou a Resolução 006/2020, que fixa porcentagem mínima de 30% para os gêneros nos eventos promovidos pela Ordem. Sendo assim, as programações devem contar com palestrantes, debatedores e expositores homens e mulheres.

Em sua opinião as políticas afirmativas são importantes e necessárias, uma vez que promovem a inclusão das profissionais. “Precisamos reforçar que não admitimos tratamento diferenciado. Queremos um dia estar em um encontro como este celebrando os resultados destas políticas. ”

Neste contexto a vice-presidente da Ordem, Gisela Cardoso, destacou a importância da luta por direitos. “Por mais que saibamos da nossa capacidade para ocupar estas posições, ainda é preciso dar este recado para a sociedade. Hoje temos inúmeras comissões presididas por advogadas e a resolução vai ao encontro desta proposta de fortalecimento. ”

De acordo com a presidente da Comissão de direito da Mulher Clarissa Lopes Dias Maluf Pereira, o foco da campanha Março Mulher neste ano é o protagonismo feminino. “O objetivo é mostrar as histórias das dirigentes, das participantes do sistema e, com isso, inspirar a todas, para que também sejam protagonistas das suas vidas”, explica.

Assessoria de Imprensa OAB-MT