 
                            
                            Foto: divulgação 
                            
                         
                        
                     
                    
	
    Temendo o aumento expressivo no número de disputas judiciais que possam vir a congestionar ainda mais o Poder Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) tem incentivado o uso dos meios extrajudiciais para a solução de conflitos. 
 
	 
	    Em 
nota técnica, a Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem, recomenda que no exercício da função, advogados e advogadas busquem resoluções de conflitos a partir da utilização de ferramentas virtuais. 
	 
	De acordo com a presidente da comissão especial, Nalian Borges Cintra Machado, para evitar o crescimento do número de processos e também para otimizar a solução de litígios, o melhor é que se busque negociações, mediações, conciliações, práticas colaborativas e arbitragem através de canais online. 
	 
	    “Mantém-se as recomendações de distanciamento social e também, reduz-se o desgaste emocional e financeiro, além de preservar o sigilo das informações envolvidas”. 
	 
	    Essas soluções estão alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e as recomendações do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
	 
	    Segundo Nalian, os profissionais da advocacia podem utilizar a opção pelo método autocompositivo mais adequado. E, optando pela mediação ou conciliação, o advogado ou advogada deve buscar para o seu cliente, a efetivação do procedimento através das Câmaras, Centros (CEJUSCs) ou profissionais independentes disponíveis. 
	 
	    Afinal, em tempos de pandemia, inúmeras situações, como rescisões, revisões, renegociações de contratos e os pedidos    de recuperações judiciais, implicarão em um aumento expressivo no número de litígios. 
	 
	    “E assim como nos sacrificamos para preservar o sistema de saúde, é preciso nos esforçar para tentar evitar o colapso do Poder Judiciário. Neste momento o advogado e advogada devem cooperar no combate dos reflexos jurídicos negativos dessa grave crise, orientando seus clientes na mais eficiente solução dos problemas pelos quais passarão, administrando os gastos com litígios e avaliando qual o melhor caminho para conduzir o seu cliente”, finaliza. 
	 
	 
	 
	 
	 
	Assessoria de Imprensa OAB-MT
	imprensaoabmt@gmail.com
	(65) 3613-0929
	www.twitter.com.br/oabmt
	www.facebook.com.br/oabmatogrosso
	Instagram @oabmatogrosso