Maio de 2024 | Ver mais
26 27 28 29 30 31 #

Comissões Temáticas são o pulmão e o coração da OAB - afirma Stábile

22/02/2010 17:00 | Manifestação
    As Comissões Temáticas são o pulmão e o coração que fazem pulsar o sangue que oxigena e impulsiona a Ordem dos Advogados do Brasil – afirmou o presidente da Seccional de Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, ao discursar nesta sexta-feira, no auditório da instituição, na solenidade de posse das diretorias de 30 das 33 comissões da OAB. O presidente da Ordem em Mato Grosso destacou a importância da OAB para a sociedade brasileira, ao lado da qual a entidade esteve sempre presente ao longo de sua história, principalmente nos momentos mais difíceis, ressaltando que a consolidação do conceito da entidade tem origem da postura dos advogados. Cláudio Stábile ficou empolgado com a presença no auditório de muita gente jovem e aproveitou para pedir aos advogados que doem um pouco do seu tempo e da sua inteligência para construção dessa obra coletiva que é a OAB.

A leitura do Termo de Posse das diretorias das Comissões Temáticas foi feita pelo novo presidente da Comissão do Jovem Advogado – Cojad, Bruno de Oliveira Castro, enquanto Juliana de Freitas, a nova presidenta da Comissão dos Juizados Especiais, falou em nome das comissões empossadas. Ela falou da importância das comissões para a OAB, mostrando-se impressionada com o elevado número de advogadas no auditório, muitas das quais tomaram posse nas diversas Comissões Temáticas, aumentando a participação de mulheres nesses apêndices de fundamental importância para a instituição, conforme destacou o presidente da Escola Superior de Advocacia, Ulisses Rabaneda dos Santos. Rabaneda conclamou os diretores das Comissões Temáticas a trabalharem em sintonia com a ESA, pois, sem elas, seria muito difícil para a OAB cumprir o papel institucional.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso, Leonardo Pio da Silva Campos, falou dos projetos que sua entidade está finalizando para amparar os advogados e seus familiares, através da criação de planos de saúde, de seguro de vida, de previdência complementar. Além desses projetos, que fazem parte do Plano Familiar, a CAAMT está dando os retoques finais no projeto da Anuidade Zero, com a assinatura de convênios através dos quais os beneficiários vão acumulando pontos que posteriormente serão convertidos em valores que o advogado vai utilizar para abater ou quitar a anuidade junto a OAB. Mas lembrou também Silva Campos que o tempo que o advogado dedica à OAB, prestando trabalhos voluntários à entidade, não está beneficiando só a instituição, mas toda a sociedade.

Vice presidente da OAB e coordenador das Comissões Temáticas, Maurício Aude, revelou sua satisfação ao constatar no auditório a presença de muitas pessoas que foram convidadas no decorrer da campanha para integrarem as comissões e que atenderam ao chamado da Ordem. Segundo Aude, as Comissões Temáticas são peças fundamentais de grande engrenagem que faz a OAB funcionar. Como coordenador das comissões, ele pretende promover periodicamente colégios de presidentes delas para discutir seus problemas e buscar soluções para que possam prestar sempre os melhores e possíveis serviços a quem depende dos préstimos da OAB.