13/07/2020 15:50 | PARCERIA
Foto da Notícia: Comissão da OAB-MT participa de lançamento de curso de Educação Escolar Quilombola

Foto: Divulgação

img    Representantes da Comissão em Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participaram, na terça-feira (7), da abertura do curso de extensão Educação Escolar Quilombola em Mato Grosso: Marchas E Contramarchas dos Etnosaberes nas Fronteiras.

O capacitação, promovida pela Comissão em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e com com o Encrespar - Núcleo De Estudos Sobre Africanidades, Diáspora E Populações Negras,tem, até o momento, mais de 260 inscrições oriundas de sete estados do brasil.

De acordo com o presidente da Comissão, Aurélio Augusto, a procura parte, majoritariamente, de profissionais quilombolas da educação pública, moradores de comunidades quilombolas e operadores do direito que atuam na defesa dos direitos destas comunidades.

“Um dos principais objetivos desta iniciativa é revelar a produção de etnosbares no processo de surgimento e consolidação dos quilombos no Estado, além de destacar as mudanças na legislação educacional que se torna sensível à diferença racial e debater os desafios à gestão da educação escolar quilombola”, explica.

A abertura contou ainda com a presença do representante do Fórum de Professores Quilombolas, Aldamiro Ramos, da vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, de membros da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e da Secretaria Municipal de Educação de Vila Bela da Santíssima Trindade, dentre outros.

“Foi enriquecedor para o curso a participação das autoridades educacionais e de outras instituições, como a OAB-MT. É fantástico ver pessoas de diferentes municípios e estados participando deste momento. Vai ficar na história do movimento negro quilombola de Mato Grosso”, disse Aldamiro.

Realizado virtualmente, o encontro registrou interação de mais de 160 pessoas e foi conduzido pelo professor da Unemat, Paulo Alberto Vieira. É importante destacar que as inscrições vão até o 13 de julho, às 12h. O formulário eletrônico está disponível no link da descrição da página da Comissão no Instagram, ou AQUI.

O curso conta com o apoio do Fórum Mato-Grossense de Grupos Correlatos E Núcleos De Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas E De Fronteiras; Rede Mato-Grossense De Formação Em Relações Raciais (Rede MT Ubuntu); Núcleo De Estudos Sobre Educação, Gênero, Raça E Alteridade (NEGRA); Núcleo De Estudos Afro-Brasileiro, Indígena do Instituto Federal de Mato Grosso (Numdi–IFMT).

Assessoria de Imprensa OAB-MT
Instagram @oabmatogrosso