OAB-MT lamenta falecimento de Adir Sodré

10/08/2020 21:00 | NOTA DE PESAR
Foto da Notícia: OAB-MT lamenta falecimento de Adir Sodré

Foto: Rai Reis

img    A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) lamenta o falecimento do artista plástico Adir Sodré, registrado na tarde desta segunda-feira (10).

Rondonopolitando, o artista passou a maior parte da vida em Cuiabá, onde passou a frenquentar, em 1977, o Atelier Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso, orientado por Humberto Espíndola (1943) e Dalva (1935). Nos anos 1970, suas pinturas são um registro da vida cotidiana nos bairros populares de Cuiabá e também da paisagem regional. Produz obras com temática social de caráter irreverente.

Em trabalhos da década posterior, revela admiração pelo pintor francês Henri Matisse (1869-1954), empregando cores puras e elementos decorativos em obras nas quais o erotismo é muito presente, como em Falos e Flores (1986) ou Orgia das Frutas (1987). Produz também retratos de personalidades, partindo da reprodução fiel da fisionomia, mas fazendo uso do humor.

O artista mantém diálogo constante com a tradição da história da arte, e faz referências, entre outros, aos pintores Vincent van Gogh (1853-1890) e Diego Velázquez (1599-1660). Aproxima-se também do universo dos quadrinhos, como em Almoço na Relva VII (1988).

A partir da década de 1980, Adir Sodré inclui em suas obras temáticas relacionadas aos povos indígenas, à invasão causada pelo turismo em determinadas regiões do Brasil e ao consumismo, esse último exemplificado no quadro Dolores Descartável (1984). Ao longo dos anos, expôs em importantes museus do Brasil e do mundo, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e Museu de Arte Moderna de Paris.

O presidente da Ordem, Leonardo Campos, desta que, para além das galerias e museus, a arte de Adir colore muitos pontos de Cuiabá, capital escolhida por ele. “Não tenho dúvidas de que o estilo irreverente e inquieto que marcam seu trabalho jamais permitirão que sua memória se apague. Ele foi um grande parceiro da OAB-MT e nos deixa um legado imensurável. ”

Ainda não há informações sobre horário e local do velório e sepultamento.

Crédito da foto: Rai Reis