20/08/2020 14:58 | ATENÇÃO
Foto da Notícia: Painel informativo sobre andamento das sessões trará facilidade à rotina dos advogados e partes

Foto: Reprodução - TJ

imgO Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) lança mais uma ferramenta que vai auxiliar o advogado e as partes a acompanhar as sessões de julgamento, hoje transmitidas de maneira on line pelo Youtube: o Painel de Julgamentos. Inicialmente planejado para ser utilizado nos plenários do Tribunal, para o acompanhamento das sessões presenciais, esse painel foi adaptado e já entrou em operação, facilitando a rotina dos profissionais que acompanham os julgamentos.

O painel se assemelha a um monitor de acompanhamento de voos, disponíveis em aeroportos, por meio do qual é possível acompanhar o andamento de cada sessão. “Disponibilizamos para o público externo, como os advogados e as partes, toda a ordem de julgamento daquela sessão. Em destaque fica o processo que está sendo julgado, se nele tem pedido de preferência ou de sustentação oral, e o registro dos processos que já foram julgados, adiados ou retirados de pauta”, explica a coordenadora judiciária do TJMT, Mariely Carvalho Steinmetz.

Ela conta que muitos advogados, quando chegavam ao plenário depois que a sessão já havia começado, não sabiam quando teriam a vez de falar, se seriam o próximo ou não, e que essa nova ferramenta vai sanar definitivamente essa deficiência. “Esse gerenciamento de tempo que é muito importante para o advogado, principalmente aqueles que estão aguardando para fazer sustentação oral na videoconferência”, complementa.

O advogado Fabiano Rabaneda, que em seu dia a dia costuma fazer sustentações orais com frequência, afirma que o novo painel vai permitir que o advogado possa programar a sua agenda. “Isso é muito bom. Entendo que o Poder Judiciário de Mato Grosso tem se empenhado na adoção de ferramentas digitais, oferecendo para seus usuários transparência e conforto. Com mais esta ferramenta, vai permitir que o advogado possa programar sua agenda, acompanhando a ordem de julgamento do seu processo, inclusive, se preparando para a sustentação oral, quando requerido”, destaca Rabaneda, que integra a Comissão de Honorários da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso.

Na página do Youtube do TJMT, na descrição de cada sessão de julgamento, será adicionado um link para o painel de julgamento. Ou seja, em uma página o advogado acompanhará a transmissão de sessão e em outra poderá conferir o andamento dos julgamentos.

Mariely Steinmetz salienta que a ferramenta foi idealizada antes da pandemia, mas que acabou sendo lançada agora, diante da nova realidade vivenciada pelo Judiciário com a chegada da pandemia da Covid-19. “A princípio, não seria direcionada para as sessões por videoconferência, mas, diante dessa nova realidade, repensamos o projeto e nos questionamos ‘por que não lançá-la durante a pandemia?’. A utilidade vai ser tão grande quanto nas sessões presenciais”, pondera.

Outra vantagem que a ferramenta traz é a redução do número de atendimentos via telefone durante a sessão. Segundo a diretora da Primeira Câmara Criminal, Talyta Almeida Souza, os contatos eram frequentes, praticamente durante toda a sessão, pois os advogados queriam saber a ordem de julgamento, se estava a sustentação oral estava próxima de acontecer etc. “Agora vamos poder nos dedicar mais a sessão em si. O novo painel vai facilitar bastante a nossa rotina também”, salienta.

Confira AQUI o Painel de Julgamentos, desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação.

Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TMT