07/12/2020 18:00 | DECANO
Foto da Notícia: OAB-MT congratula desembargador Orlando Perri por jornada de 37 anos na magistratura

Foto: Tribunal de Justiça de MT

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) congratula o desembargador Orlando Perri, por seus 37 anos de magistratura.

Por sua trajetória marcada pelo comprometimento com a cidadania e ideais de Justiça, o decano do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) conquistou o respeito e a admiração da advocacia.

Ao longo de sua trajetória manteve conduta de equilíbrio, cultivando algumas das principais qualidades de um bom juiz: fidelidade às leis, imparcialidade, coragem e humanidade.

Biografia

Perri possui uma jornada de sucesso, marcada pelo sonho de seguir a carreira judicante, desde adolescência. O cuiabano cursou a faculdade de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), concluindo a graduação em 1979. Filho de pai promotor, Perri seguiu a carreira da advocacia nas comarcas de Cuiabá, Cáceres, Poconé e foi assessor jurídico nas Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat). Mas ser juiz era o seu objetivo e se preparou para o concurso.

Em 7 de dezembro de 1983 foi aprovado no concurso público para juiz substituto de Mato Grosso, ficando em primeiro lugar. A primeira comarca em que foi designado foi Tangará da Serra e ao longo de sua carreira atuou em Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis até sua promoção para Cuiabá. Foi juiz titular da 3ª  Vara de Execução Fiscal e na 14ª Vara Cível da Capital onde atuou até ser promovido ao desembargo. Também foi presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM).

Aos 39 anos de idade e com 13 anos de carreira, Orlando Perri foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por merecimento, em 22 de agosto de agosto de 1996. No período de 1998/1999 assumiu os cargos de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) e de 1999/2000 foi presidente da instituição eleitoral.

Nos anos de 2000 e 2001 foi vice-presidente do TJMT, em 2007 e 2009 foi eleito corregedor-Geral da Justiça de Mato Grosso e se assumiu como presidente do TJMT no biênio 2013/2015.

Atualmente, Orlando Perri compõe a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e é coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJMT (GMF).