Diretoria da OAB-MT participa de inauguração do Fórum em Lucas do Rio Verde

16/12/2020 07:00 | AO ENCONTRO DA ADVOCACIA
Foto da Notícia: Diretoria da OAB-MT participa de inauguração do Fórum em Lucas do Rio Verde

Foto: tjmt

imgA diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou da cerimônia de inauguração do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, na última semana. A visita ao novo prédio do Poder Judiciário fez parte da programação do projeto Ao Encontro da Advocacia, que passou também por municípios como Nova Mutum, Sinop e Sorriso.

O Fórum é uma das três obras finalizadas pela atual Administração do Poder Judiciário de Mato Grosso, que vem investindo na construção de espaços mais modernos e funcionais, que atendam tanto a necessidade dos que fazem o sistema de justiça funcionar, como juízes, servidores, advogados, promotores, defensores públicos, como do cidadão, que procura na justiça a solução para seus conflitos.

Na ocasião o presidente da Ordem, Leonardo Campos, reconheceu o esforço do TJMT para que a inauguração ocorresse ainda em 2020, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia do coronavírus. “As novas instalações do Fórum permitirão que a distribuição da justiça seja feita de maneira mais célere e eficiente, além de trazer desenvolvimento para a cidade, com segurança”, disse.

Localizado na Cidade Jurídica, como está sendo chamado o complexo que reunirá, além do prédio do Fórum, o da Justiça do Trabalho, do Ministério Público Estadual, da OAB e da Defensoria Pública, próximo à Prefeitura Municipal, o novo Fórum de Lucas do Rio Verde é mais moderno, amplo, funcional, acessível e comporta, com conforto e segurança, todas as varas, centros judiciários e serviços oferecidos pela Justiça Estadual.

img

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou o esforço de todos para que a obra do novo Fórum fosse finalizada e entregue à população antes mesmo do prazo final. Ele, que participou da solenidade de inauguração de forma remota, enalteceu o trabalho de todos os envolvidos em razão de a obra ter sido feita dentro do prazo, com qualidade e economia.

Já o presidente da subseção da OAB na cidade, Ednílson Zanardini Menezes, explicou que o antigo prédio já não suportava a demanda . “Esse projeto é definitivo porque da forma modular, como foi construído, permite que o número de varas chegue a 21. Isso atende aos anseios dos cidadãos e da advocacia, que é o elo entre a sociedade e o Judiciário.”

Cerca de 150 pessoas transitam diariamente pelo Fórum de Lucas do Rio Verde, isso apenas de público externo, como advogados, defensores, promotores e cidadãos. O Fórum possui 120 servidores entre juízes, servidores efetivos, comissionados e terceirizados, responsáveis por impulsionar quase 30 mil processos.

*Com TJMT