23/12/2020 10:00 | NATAL SOLIDÁRIO
Foto da Notícia: OAB-MT entrega centenas de brinquedos para crianças indígenas e de comunidades carentes no Estado

Foto: ARQUIVO

img

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) entregou centenas de brinquedos às crianças indígenas da aldeia Xavante Nova Esperança, em Barra do Garças. A ação, realizada pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) em parceria com a Comissão de Defesa da Igualdade Racial, aconteceu entre os dias 19 e 22 de dezembro e faz parte da campanha “Natal Solidário – Faça uma Criança Feliz”.

Esta foi a primeira ação do Natal Solidário deste ano e garantiu a doação de presentes para o líder da comunidade, Xisto Tserenhi Ru, que veio à Capital buscá-los. A campanha beneficiou também creches filantrópicas carentes das cidades de Cuiabá, Sorriso e Sapezal - MT.

Na creche irmã Hilda, no Bairro Novo Paraíso II, em Cuiabá, cerca de 70 crianças receberam brinquedos e cestas básicas. Já em Sapezal a ação, desenvolvida pela presidente da CIJ,  Tatiane De Barros Ramalho e pela advogada Flaviane Ramalho, contou com apoio da sociedade local.

imgEm Sorriso houve parceria da Subseção da OAB-MT, por meio do presidente Fernando Mascarello e apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), representado pelo comandante TC Ramalho. Lá, mais de 60 crianças do bairro Santa Maria foram presenteadas.

A presidente da CIJ, Tatiane Barros Ramalho, reforçou que em todos os eventos os critérios de biossegurança previstos pelas autoridades de saúde foram obedecidos, sendo assim foram respeitados o distanciamento e o uso de máscaras.

“Para os membros da Comissão é uma honra e uma alegria imensa proporcionar felicidade a tantas crianças, muitas delas que, possivelmente, não receberiam nenhum presente. Nós nos emocionamos muito e eles também. Este já é o quinto ano que realizamos a campanha Natal Solidário e, ao atingirmos nossa meta, fechamos o ano com chave de ouro na CIJ”, explica Tatiane.

Já o secretário geral da OAB-MT, Flávio Ferreira, lembrou que a parceria com a Comissão de infância e juventude da OABMT para a doação de brinquedos às crianças da Aldeia Nova Esperança já faz dois anos. “Esta ação ganha ainda mais notoriedade se levarmos em consideração o contexto da pandemia, que impôs ainda mais dificuldade às comunidades indígenas no Estado”, diz.

imgTatiane destaca que a campanha contou com o reforço de membros da CIJ que moram no interior e vieram até à capital para participar do evento, como no caso dos advogados das Subseções de Rondonópolis, Barra do Garças e Sapezal. Ela agradeceu ainda à diretoria da Ordem, da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), a Subseção de Sorriso e aos Conselheiros Seccionais, que não mediram esforços em apoiar a ação Natal Solidário.

“Não poderia deixar de agradecer ao empresário Nabih Fares, proprietário do Shopping Center das Crianças, que contribuiu muito com nossa campanha, e a todos os Conselheiros da Seccional, advogados e advogadas que abraçaram com muito amor essa causa nobre. Desejamos um Natal com muita solidariedade, amor e saúde e um ano novo com mais igualdade e respeito às nossas crianças”, finalizou a presidente da CIJ.