PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

OAB-MT volta a colaborar com carga de processos físicos de Cuiabá

04/02/2021 18:17 | CARGA PROGRAMADA
Foto da Notícia: OAB-MT volta a colaborar com carga de processos físicos de Cuiabá

Foto: Divulgação

imgMais uma vez a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso atuará em colaboração com o Tribunal de Justiça para virtualização de processos físicos. 
 
Diante da mudança de risco epidemiológico da capital de Mato Grosso, de “baixo” para “moderado”, o Poder Judiciário de Mato Grosso suspendeu as atividades presenciais e agora, encontra-se na segunda fase do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais (PRPAP). 
 
Sendo assim, a partir do dia 8 de fevereiro, a OAB-MT voltará a intermediar o relacionamento entre o Fórum de Cuiabá e advogadas e advogados que necessitar realizar carga processual. Um espaço especial foi criado na Escola Superior da Advocacia, que fica anexa à sede da OAB-MT. 
 
A entrega da primeira leva de processos será realizada já na quarta-feira (10), das 13h às 17h. Vale ressaltar, mediante agendamento prévio enviado pela equipe da OAB-MT. Para retirar os processos é preciso apresentar cartão do (a) advogado (a).  
 
De acordo com nova portaria divulgada pelo TJ-MT, o acesso aos autos físicos está franqueado apenas à OAB-MT, Ministério Público, defensorias públicas estadual e federal, Procuradoria da União e autarquias do Estado e municípios. 
 
“Como essa relação se dá via institucional, a Seccional Mato Grosso disponibilizará equipe especialmente para tal fim. Mais uma vez atuamos de maneira colaborativa para consolidar uma de nossas maiores demandas, que é a virtualização total dos processos físicos”, destaca o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos. 
 
A segunda etapa do PRPAP começou no dia 1º de fevereiro. Caso o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde aponte que é “baixo” o risco contaminação pelo coronavírus. 
 
Na terceira etapa, poderá adentrar aos prédios do Judiciário o público externo em geral, inclusive, os operadores do Direito.  
 
Ao prestar novamente o serviço à advocacia, a OAB-MT também recolherá os processos que foram retirados diretamente no Fórum de Cuiabá, antes da suspensão do atendimento no Fórum.  
 
 
Saiba como proceder para solicitar carga:
 
Faça a solicitação via Portal Eletrônico do Advogado (PEA)  - http://pea.tjmt.jus.br
 
Utilize o link de “Peticionamento Eletrônico - 1º Grau”
 
Acesse a opção “2- Juntadas”
 
Escolha a Comarca “CUIABÁ”, indicando o código ou a numeração única dos autos
 
Informe o tipo de petição: “pedido de carga de processo físico”
 
Obrigatoriamente deverá constar na petição se a carga será para fins de digitalização ou 
 
inserção das cópias, via sistema PEA. 
 
No Cadastro de Juntada, solicite o pedido de carga:
- 1º - selecione o documento em seu computador 
- 2º - descreva o arquivo. 
 
Vale ressaltar. A (o) advogada (o) deve fazer constar no documento - ou em um outro elaborado especificamente para tal fim - autorização para que a OAB-MT possa fazer a carga, mesmo aqueles procedimentos que corram em segredo de justiça, bem como, que se responsabilizam por eventual devolução dos autos fora do prazo ou ainda, extravio dos mesmos. 
 
Por fim, salve a petição
 
Deferida a carga, o processo será remetido à equipe da OAB-MT. Por sua vez, a equipe realizará agendamento por meio de e-mail cadastrado na Seccional – daí a importância de manter dados cadastrais atualizados - junto à advogada ou advogado que então, buscará o processo e o devolverá na sede da OAB em até cinco dias úteis depois da retirada. 
 
Agenda
 
Toda segunda-feira a OAB receberá os processos em sua sede, encaminhados pela Diretoria do Fórum
 
Os processos estarão disponíveis para retirada por advogadas e advogados, sempre às quartas-feiras, entre às 13h e 17h, em sala na ESA-MT, em anexo à sede da OAB-MT  
 
[Não sendo retirados na quarta-feira agendada, o processo ficará disponível até a quinta-feira seguinte e não havendo retirada, será devolvido ao Fórum] 
 
Toda sexta-feira a OAB realizará devolução de processos ao Fórum
 
A devolução dos autos pelos (as) advogados (as), será as sexta-feira, respeitado o prazo 05 (cinco) dias úteis
 
 
Mais informações: 
 
Fones: (65) 3613-0956 / 3613-0957 / 99932-7349
E-mail: cargaoab@oabmt.org.br
  
  
 
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
Instagram @oabmatogrosso 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp