"Sem advogado não há Justiça e sem Justiça não há cidadania", diz presidente do STJ em Seminário da OAB-MT

08/02/2021 16:50 | DA JOVEM ADVOCACIA
Foto da Notícia: 'Sem advogado não há Justiça e sem Justiça não há cidadania', diz presidente do STJ em Seminário da OAB-MT

Foto: Arquivo

imgO presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, inaugurou o ciclo de palestras do Seminário da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), nesta segunda-feira (8).

O evento, virtual, é organizado pela Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) da instituição e se estende até a sexta-feira (12). Ao longo da semana importantes nomes do meio jurídico debaterão o atual cenário para a profissão, abordando temáticas como Honorários advocatícios e precificação e posicionamento digital frente ao código de ética.

Na abertura o ministro abordou o tema “De Mãos Dadas: Magistratura e Advocacia”, destacando o papel essencial do advogado para a administração da justiça, tanto do ponto de vista gerencial quanto para a sua efetivação.

img

"Foi apenas com a Carta Cidadã que a importância da advocacia para o bom funcionamento da justiça foi merecidamente reconhecida, ou seja, só teremos, verdadeiramente, justiça se reconhecermos o advogado como indispensável", declarou.

Ele ainda ressaltou que a Constituição Federal atribui à advocacia o mesmo grau de relevância em relação à magistratura e ao Ministério Público.

"O advogado não se encontra subordinado ao juiz ou ao promotor, devendo agir com independência e harmonia na defesa da vida, da igualdade e da liberdade. Ele constrói a tese, o Ministério Público fiscaliza e o magistrado julga."

Na ocasião o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, reconheceu o trabalho da Comissão da Jovem Advocacia e agradeceu aos seus integrantes. “É uma das comissões mais atuantes da OAB-MT e do Brasil. Isso é fruto de uma de construção coletiva que começou em outras gestões e hoje faz com que a Cojad protagonize diversos debates. ”

img

Ele reforçou ainda o compromisso com os profissionais recém-formados. “É prioridade máxima para a gestão proporcionar condições para que o jovem advogado entre no mercado de trabalho e tenha seu espaço. Além de mantermos a anuidade, fizemos, por exemplo, com que ela fosse a segunda mais barata do Brasil para a jovem advocacia. ”

Já o presidente da Comissão, Pedro Marques, explica que advocacia em início de carreira sofreu de forma contundente os impactos da pandemia de Covid-19. Diante disso, a OAB-MT não se furtou a atender a estes profissionais, atuando para promover capacitação e inclusão no mercado de trabalho e organizando eventos como o Seminário.

“A advocacia passa por um período de reinício. Em poucos meses evoluímos anos no que diz respeito às ferramentas tecnológicas utilizadas para exercer a profissão e, por conseguinte, fazer justiça. Portanto, hoje, para o escritório de advocacia acompanhar esse processo, é imperiosa a contratação da jovem advogada e advogado”, disse.

img

Também participaram do encontro a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; o diretor-tesoureiro, Helmut Daltro; secretário-geral adjunto, Fernando Figueiredo; o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, André Stumpf; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), Ítallo Leite; o presidente da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT), Bruno Cintra, além de conselheiros estaduais e presidentes de subseções.

Os links estão disponíveis para participação no evento estão disponíveis no site OAB-MT, na aba "ESA-MT". Para participar do encontro de amanhã, basta clicar no link da plataforma ZOOM, abaixo, e utilizar o ID da reunião.

Hora: 9 fev. 2021 08:30

Entrar na reunião Zoom

ID da reunião: 879 5673 6702

Vale destacar que as palestras podem ser reassistidas por meio do canal da ESA-MT no Youtube.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

09/02 às 08h30:  Paralelos Entre o Acordo de Não Persecução Penal e Acordo de Não Persecução Civil

Palestrante:  Ronaldo Bezerra

09/02 às 10h: Saúde Mental Na Jovem Advocacia