PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

OAB defende fixação dos honorários da advocacia pelo CPC em reunião com ministro do STF

07/05/2021 17:00 | DEFESA DAS PRERROGATIVAS
Foto da Notícia: OAB defende fixação dos honorários da advocacia pelo CPC em reunião com ministro do STF

Foto: oab mt

imgO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, que coordena o Colégio de Presidentes Seccionais da OAB Nacional, compôs a delegação da entidade em audiência com o ministro Nunes Marques, realizada nesta quarta-feira (12).

A OAB requer que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a constitucionalidade dos parágrafos 3º, 5º e 8º do artigo 85 do Código de Processo Civil (CPC), que estabelece parâmetros de fixação e a metodologia de aplicação dos honorários advocatícios. A matéria é tema da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) nº71 movida pela OAB, da qual Nunes Marques é relator.

De acordo com Leonardo Campos, a ADC é de fundamental importância para a advocacia, pois a questão dos honorários é, talvez, a primeira e mais importante prerrogativa do exercício profissional. Segundo ele, “honorário advocatício é cláusula pétrea para a advocacia”.

“O honorário é a forma como o profissional liberal garante seu sustento e de sua família. Por isso, esse tema é muito caro à advocacia. O novo CPC, de 2015, trouxe uma conquista muito grande para a classe ao definir parâmetros para a fixação desses honorários. No entanto, ainda temos magistrados que não o aplicam. Por isso, fomos até o ministro para reafirmar a constitucionalidade do artigo 85, pois cabe à magistratura aplicar os parâmetros que já são trazidos pelo texto legal”, concluiu o presidente da OAB-MT.

 

*Com informações da OAB Nacional

 

--

imprensaoabmt@gmail.com

(65) 99610-6413
www.twitter.com.br/oabmt

www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Instagram @oabmatogrosso

 


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp