27/05/2021 11:00 | RECONHECIMENTO
Foto da Notícia: OAB-MT homenageia advogados pioneiros no estado que fazem parte da história da instituição

Foto: oab mt

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), em reunião do Conselho Seccional realizada nesta quinta-feira (27), homenageou quatro advogados pioneiros no estado, que fazem parte da história da OAB-MT e de Mato Grosso. Receberam a honraria da Ordem os advogados José Teófilo Rondon, Sérgio Ferreira de Oliveira Canongia, José Roberto Alvim e Jayme rodrigues de Carvalho Junior.

imgJosé Teófilo Rondon iniciou sua carreira no Cartório 5° Ofício, em Cuiabá, como escrevente em 1976. No decorrer dos seus 45 de dedicação à advocacia, atuou junto ao governo do Estado, Senado Federal e Poder Legislativo, tendo redigido, por exemplo, a lei de criação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e do Estatuto da Polícia Militar de Mato Grosso. “Trabalhei muito, sempre com honestidade, com dedicação e visando os interesses da sociedade. É uma honra para mim vir aqui receber essa homenagem”, afirmou ao receber a placa.

O advogado Jayme Rodrigues de Carvalho Junior, ingressou na OAB-MT em 1989 e, de lá para cá, completou 504 júris, sendo muito conhecido no norte do Estado pela simpatia e por ter dividido a tribuna com seu pai, o advogado Jayme Rodrigues de Carvalho. De acordo com a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, a atuação de Jayme inspirou diversos acadêmicos a seguir a carreira de forma mais honrosa, mencionando ainda que seu coração e senso de Justiça o levaram a proferir mais da metade de suas defesas em causa pro bono. Segundo ele, “receber a homenagem da OAB-MT renovou a alegria e a dedicação à advocacia, dando forças para continuar”.

Outro homenageado foi o advogado José Roberto Alvim, natural de Rancharia, São Paulo, que iniciou suas atividades em Mato Grosso em 1986. Alvim atua em Colíder, sendo reconhecido como grande personalidade do Direito da região. Ao receber a honraria, o advogado rememorou sua história junto à OAB-MT e manifestou “satisfação e alegria pelo reconhecimento”.

Na mesma linha, o advogado Sérgio Ferreira de Oliveira Canongia dividiu com os colegas presentes pontos altos dos seus mais de 45 anos de carreira. Vindo do Rio de Janeiro, Canongia chegou em Cuiabá em 1954 e se formou em Direito em 1975 e durante este tempo, acumulou grandes feitos: participou da implantação da universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do consórcio de construção da pista do aeroporto de Várzea Grande e da rodovia Cuiabá-Santarém, no trecho de Lucas do Rio Verde ao rio Renato, entro outros. Para ele, é “muito gratificante ter reconhecida a história e a dedicação de toda uma vida”.

Ao encerrar as homenagens, o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, destacou a honra que é ter profissionais com tanta bagagem e história nas fileiras da Ordem. “É uma honra poder homenageá-los. Todos contribuíram grandemente para a sociedade mato-grossense e para a manutenção do Estado Democrático de Direito. Uma trajetória como a de vocês, dedicada à advocacia e à defesa dos direitos dos cidadãos deixa profundas marcas em nossa memória e na nossa história”, concluiu o presidente.

Mel Mendes