05/07/2021 12:00 | FORMATO HÍBRIDO
Foto da Notícia: OAB-MT reúne comissões temáticas, ESA e CAA para debater ações para o segundo semestre de 2021

Foto: oab

Após mais de um ano realizando somente atividades on-line, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) reabriu seu auditório para encontros no formato híbrido, com até 50% de participação presencial, conforme normas de biossegurança vigentes. A primeira atividade ocorreu na última sexta-feira (02), quando a Ordem reuniu os presidentes das Comissões Temáticas para alinhamento de agendas e informes e para debater a organização do OAB Leads, evento de capacitação e integração da advocacia que será realizado em agosto.

“Os eventos on-line e teleconferências vieram para ficar e são ferramentas importantes para democratizar a informação e facilitar a participação dos colegas do interior do estado que, muitas vezes, não conseguem se deslocar para a capital devido a algum compromisso profissional.  Por isso, com muita alegria, a partir de hoje queremos disponibilizar a estrutura da OAB para a realização de eventos e reuniões híbridas, seguindo todas as normas de segurança que o momento exige”, afirmou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, na abertura da reunião.

Ao iniciar os trabalhos, foi realizada uma homenagem a Waldir Caldas advogado morto no dia 18 de junho e um minuto de silêncio em respeito às mais de 518 mil vítimas do Covid-19 no Brasil. A diretoria da OAB-MT informou que a Comissão de Direito Carcerário da Ordem, que era presidida por Waldir, passará a ser presidida pelo advogado Maury Borges da Silva. Além disso, foram repassados informes sobre a audiência pública que será realizada pela OAB-MT no próximo dia 16 para debater a concessão da BR-163, com participação do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. "Após intervenção da ordem, com o trabalho irretocável da comissão da BR 163, estamos avançando rumo à resolução dessa questão e andamento das obras que irão beneficiar todo o estado", lembrou a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.

Gisela destacou ainda a importância das Comissões para a capilaridade do trabalho da Ordem e estimulou a integração das comissões da Seccional com as comissões temáticas das subseções. “Durante a pandemia as comissões se reinventaram e não pararam um minuto. Temos orgulho do trabalho de vocês e recebemos muitos feedbacks positivos sobre as capacitações que vem sendo realizadas em parceria com a ESA, por exemplo. Além de militarem em temas importantes para a sociedade, as Comissões são fundamentais para a disseminação de informação e conhecimento”, completou a vice-presidente.

Outros informes – O presidente da Caixa de Assistência aos Advogados (CAA-MT), Italo leite, falou sobre os projetos previstos para o segundo semestre. O destaque ficou por conta da inauguração do Coworking da advogacia, um escritório compartilhado com salas de reunião, estações de trabalho e toda a estrutura necessária, que será disponibilizado gratuitamente para a advocacia ainda este ano. “A ideia é facilitar o dia a dia do profissional e garantir, principalmente à jovem advocacia e aos colegas do interior que precisarem de suporte, todas as condições para exercerem suas atividades, receberem clientes e etc.”, explicou Ítalo.

Já o presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), Bruno Cintra, explicou os parâmetros gerais do projeto do OAB LEADS 2021 e os presidentes debateram temas transversais que podem integrar a programação do mês de agosto. Os projetos das atividades das comissões devem ser apresentados até 15 de julho. Além disso, fez um balanço das atividades de capacitação realizadas pela ESA em parceria com as Comissões no último período.

“Alcançamos um ritmo de atividades quase diário, com extrema qualidade e oferecidas gratuitamente, com grande adesão da advocacia. Isso só foi possível a partir da mobilização das comissões e da articulação dos presidentes para garantir a participação de grandes nomes do Direito, além de dar visibilidade também aos profissionais locais. Isso enobrece a advocacia e democratiza o conhecimento e essa é, com certeza, a grande missão da ESA”, explicou Cintra.

Participaram da reunião, além dos presidentes da Comissões Temáticas da OAB-MT, o secretário-geral Flavio Ferreira; o secretário- adjunto Fernando Figueiredo; e o diretor tesoureiro Helmut Daltro; além dos presidentes do Tribunal de Ética e Disciplina e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, João Batista Beneti e André Stumpf Jacob Gonçalves.

Mel Mendes