Conselho Seccional da OAB-MT homenageia legado de Lenine Póvoas

30/07/2021 14:00 | CENTENÁRIO
Foto da Notícia: Conselho Seccional da OAB-MT homenageia legado de Lenine Póvoas

imgO legado do advogado, historiador, professor e político cuiabano Lenine Póvoas foi reconhecido e comemorado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso nesta sexta-feira (06), durante reunião do Conselho Seccional. A homenagem fez alusão aos 100 anos de Póvoas, comemorado no último dia 04, e contou com a presença de familiares do advogado.

Segundo o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, falar de Lenine Póvoas extrapola os limites de Mato Grosso, tamanha a importância dele para o estado. “A OAB-MT reconhece e homenageia o legado de Lenine. A contribuição dele permanece viva em nossas memórias e se faz presente diariamente nas nossas lutas pela advocacia e pelo Estado Democrático de Direito. Sua história se confunde com a história de Mato Grosso”, afirmou o presidente.

Na ocasião, a Prefeitura de Cuiabá também prestou suas homenagens a Lenine. O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico Francisco Antônio Vuolo, esteve presente na reunião do Conselho Seccional e entregou aos familiares do advogado uma placa de reconhecimento. “Lenine sempre foi uma referência para os mato-grossenses, por tudo que fez e construiu em sua história. O muicípio de Cuiabá deve muito a ele e hoje, com alegria e emoção, podemos homenageá-lo aqui, junto com esta honrosa instituição que é a OAB-MT”, destacou o secretário.

imgAo receber a placa comemorativa da OAB-MT em nome da família Póvoas, a ex-presidente da OAB-MT e atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Desembargadora Maria Helena Gargaglione  Póvoas, falou sobre o aspecto de Lenine menos conhecido: o lado pai. “Era um homem sério, mas muito amoroso e bem-humorado, que valorizava demais a família”. Além disso, a desembargadora entregou à OAB-MT a carteira de advogado de Lenine, que passará a fazer parte do museu da advocacia do estado. “Esta carteira representa um grande legado, e agora fará parte da casa da advocacia de Mato Grosso”, explicou Maria Helena.

O advogado Lenine Póvoas de Abreu, neto do homenageado, também agradeceu a OAB-MT pela deferência a seu avô e relembrou um pouco a história que, segundo ele, muito orgulha a família. “Era um homem muito humilde, que não gostava de falar sobre suas conquistas e apegado à família e a seus valores. No entanto, era um visionário. Em suas obras, antecipou diversas situações vividas atualmente pelo estado e pelo país, como a explosão do agronegócio em Mato Grosso. Era também um ferrenho defensor da democracia, das liberdades individuais de todos e da advocacia”, concluiu Póvoas.

Lenine Póvoas - Nascido em 04 de julho de 1921, em Cuiabá, e falecido aos 82 anos, em 29 de janeiro de 2003, Lenine Póvoas se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil em 1945. Ao longo da sua carreira como advogado, atuou como professor-titular da cadeira de Direito Penal na Faculdade de Direito de Mato Grosso, posteriormente incorporada à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde lecionou por mais de 30 anos, e presidiu o Tribunal de Contas do Estado por três vezes.

Autor de 26 livros, Lenine ocupa a cadeira de º 33 da Academia Mato-grossense de Letras. O grande cuiabano foi ainda deputado constituinte de Mato Grosso, vice-governador, secretário de Estado e presidente da Fundação Cultural de Mato Grosso e da Federação Mato-grossense de Desportos. Além disso, destacou-se como um dos mais atuantes membros do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Também estiveram presentes na homenagem o filho de Lenine Póvoas, Eduardo Póvoas; a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; o diretor tesoureiro da Ordem, Helmut Daltro; o secretário-geral, Flávio Ferreira; o secretário-geral adjunto, Fernando de figueiredo; o presidente da Caixa de Assistência ao Advogado, Ítalo Gustavo Leite; o secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), Alexandre Bustamante; e o Secretário-adjunto de Administração Penitenciária da Sesp-MT, Jean Carlos Gonçalves; além de diversos conselheiros estaduais, federais e presidentes de Comissões Temáticas da OAB-MT.

Mel Mendes

Instagram @oabmatogrosso