04/08/2021 19:35 | II OAB LEADS
Foto da Notícia: Em cerimônia cheia de emoção, OAB-MT retoma entrega presencial de certidões e novos advogados recebem primeiro token
imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) voltou a abrir seu auditório, nesta terça-feira (3), para receber, presencialmente, novos advogados e advogadas, na tradicional cerimônia de entrega de carteiras profissionais e também lançar o programa Primeiro Token.

O evento está na programação do II OAB Leads, que marca o mês da advocacia.

“Cada um dos senhores é um vencedor e uma vencedora. Foram noites de sono perdidas, convívio familiar sacrificado e hoje este sonho de formar, passar na Ordem, tornou-se realidade”, ressaltou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, parabenizando a todos. O momento o fez lembrar de quando também iniciou na profissão.

img“Recebi minha carteira da Ordem em 2002, em cerimônia carregada de emoção, tive oportunidade de ser orador da turma”, relatou. “Desde então percebi a importância da OAB. Hoje quis o destino de estar encerrando um ciclo na presidência da Ordem, após 6 anos, que se completarão em dezembro. E, cada vez mais, mesmo dentro do sistema, literalmente conduzindo o sistema OAB de Mato Grosso, a gente percebe o tamanho e a dimensão que tem a Ordem dos Advogados do Brasil. Não tenho dúvida nenhuma que, se há neste país o Estado Democrático de Direito é porque em cada uma das quase 5 mil e 600 cidades brasileiras, espalhadas por esse Brasil imenso, tem um advogado e uma advogada lutando contra todas as adversidades possíveis. Nossa profissão não é fácil, é uma guerra diária e é isso que nos torna diferentes, com a fibra, a força e a garra que temos”, disse Leonardo Campos.

imgA vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, ressaltou a responsabilidade de receber a carteira profissional. “Talvez os senhores não tenham noção do que é ser um advogado, a responsabilidade que isso nos traz. E o que é ser advogado? O que representa o exercício da advocacia? A Advocacia é indispensável à administração da justiça e quem diz isso é a nossa Constituição Federal. O advogado é inviolável em seus atos no exercício da sua profissão, nos limites da lei. Vejam então a importância dessa profissão que nós escolhemos. E não esqueçam, levem consigo a cada dia, ao abrir os olhos e o WhatsApp cheio de problemas para resolver, o amor, a paixão por essa profissão”, propôs.

A juramentadora Ana Cláudia Lopes Santana conduziu o juramento e orador Anderson Vinícius de Barros desejou prosperidade a todos. “Esta é uma etapa da nossa vida que está começando e gostaria de agradecer pelo início deste ciclo. Muitos de nós não têm advogados na família, como eu, temos nossas dificuldades, mas estamos aí para iniciar esse novo caminho, agradecendo primeiramente à Deus e à nossa família, e que essa caminhada seja próspera para todos nós”, discursou.

Entre os novos advogados, estava presente Evaldeth Maria de Figueiredo Pacheco, de 62 anos. Ela é servidora aposentada do Tribunal de Justiça. “Sempre lidei com processos e sou apaixonada por Direito”, comentou, demonstrando que não tem idade para ir atrás dos sonhos. Com a carteira profissional em mãos, pretende agora abrir escritório e advogar.

Primeiro Token

imgNo evento, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-MT, Itallo Leite, lançou o programa Primeiro Token, que irá disponibilizar gratuitamente o dispositivo a advogados e advogadas em início de carreira e que estejam recebendo a carteira da OAB-MT.

“Hoje esta é uma etapa vencida. Tenho certeza que vocês, seus familiares e amigos, estão todos muito felizes. Quem receber a carteira profissional reberá junto com ela o seu primeiro token. A carteira profissional será a sua diretriz, é a ela que precisamos honrar durante toda nossa jornada profissional. E o primeiro token vai ser o instrumento profissional de trabalho, que nos dias atuais, em se tratando de processos virtuais, tem sido cada vez mais necessário”, ressaltou Itallo Leite.

Ele explicou que a CAAMT está à disposição para continuar a entrega de carteiras e tokens gratuitos e, com isso, restará de ônus apenas o pagamento de R$ 69 pela certificação digital.

Também participaram da solenidade os diretores da OAB-MT Helmut Daltro (Tesoureiro) e Fernando Figueiredo (Secretário Geral Adjunto), o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Pedro Henrique Marques, a vice, Ellen Freitas, e vários membros da comissão, além da presidente da Comissão dos Estagiários, Juliene Duarte. A OAB registrou ainda a presença dos conselheiros estaduais Mario Olímpio Medeiros Neto, Gabriela Correia e Rodrigo Araújo e dos diretores da Caixa de Assistência Clarissa Lopes, Fabricio Pavam, Roseni Farinacio, Martha Caovila e Mara Yane.

Keka Werneck