11/08/2021 19:45 | II OAB LEADS
Foto da Notícia: Homenagem a Adir Sodré marca abertura da exposição de obras do artista na OAB-MT
imgAmigos, familiares e admiradores do trabalho de Adir Sodré se reuniram na noite desta terça-feira (10), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), para celebrar a vida e a obra do artista plástico mato-grossense. A cerimônia marcou a abertura da exposição de 55 obras do artista, disponível para visitação gratuita na Galeria Silva Freire, da OAB-MT, até o dia 10 de outubro.

Na cerimônia, o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, celebrou o legado de Adir Sodré e reforçou a importância de inciativas como essa para a cultura. “Uma das marcas de Adir e suas obras é a espontaneidade. Estamos muito honrados de poder oferecer a toda a sociedade a oportunidade de conhecer e celebrar a vida e o talento deste grande artista que levou a arte de Mato Grosso para todo o mundo”. O presidente reforçou ainda que a Galeria Silva Freire, está à disposição de todos os artistas mato-grossenses.

Emocionado, o advogado e colecionador de arte Murillo Espínola de Oliveira, homenageou o artista e amigo e agradeceu à OAB-MT por abraçar o projeto da exposição. “Adir dispensa qualquer comentário. Era pessoa inigualável. Uma das coisas especiais que ele tinha era a sensibilidade para lidar com questões do cotidiano. Era uma pessoa sensível e de grande humanidade, que transpunha isso para suas obras. Hoje, olho essa exposição e sou tomado pela emoção e só posso agradecer à OAB-MT por receber e expor essas obras aqui com tanto carinho”, ressaltou Murillo, coordenador-geral da exposição.

imgO artista plástico e curador da exposição, Gervane de Paula, relembrou passagens vividas ao lado de Adir. “Iniciamos a carreira praticamente juntos e, da nossa geração, ele foi, sem dúvidas, o maio expoente. Adir foi revolucionário”, afirmou Gervane que, junto de Adir e outros artistas, fez parte da aclamada Geração 80 das artes plásticas mato-grossenses.

Em sua fala, a crítica de arte Aline Figueiredo também rememorou a carreira de Adir e, emocionada, falou sobre a perda do amigo e seu legado para a cultura mato-grossense. “Adir, como o nome diz, é somatória, é adição. Era um sujeito grande, de enorme talento. A ausência de Adir deixou um grande vazio, mas sabemos que ele está sempre presente por meio de sua arte e enquanto sua arte estiver viva, ele viverá. Estou muito feliz por essa homenagem carinhosa prestada pela OAB-MT. Viva adir Sodré!”, concluiu a artista.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário-geral da OAB-MT, Flávio Ferreira; o secretário-geral adjunto, Fernando Figueiredo; o diretor tesoureiro da Ordem, Helmut Daltro Preza; o membro honorário vitalício da OAB-MT, Ussiel Tavares da Silva Filho; o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados (CAA-MT), Italo leite; o coordenador pedagógico da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT), Welder Queiroz; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-MT, Pedro Marques; o conselheiro estadual e afilhado de Adir Sodré, Mário Olímpio Medeiros Netos; e as diretoras da CAA-MT,  Roseni Aparecida Farinacio e Mara Yane Barros Samaniego; além de diversos produtores culturais, artistas e representantes do cenário intelectual e cultural de Mato Grosso, como a artista plástica Dalva Costa, uma das grandes mestras de Adir Sodré.

Mel Mendes