OAB-MT reúne Poderes e sociedade civil organizada em debate sobre o Pantanal

26/08/2021 13:20 | II OAB LEADS
Foto da Notícia: OAB-MT reúne Poderes e sociedade civil organizada em debate sobre o Pantanal
imgUma grande prestação de contas com presença do Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil organizada é a proposta da live “Pantanal 2021 – Um Novo Desafio”. O evento será realizado nesta sexta-feira (27), das 14h às 18h30, com transmissão pela plataforma Zoom e o canal do Youtube da ESA-MT.

Será um momento de extrema importância na programação do II OAB Leads, que marca o mês da Advocacia. É a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato (OAB-MT) incentivando o respeito ao nosso meio ambiente e a busca por soluções em prol deste bioma, que tem em si uma das maiores áreas alagáveis de água doce do planeta. Um orgulho para Mato Grosso, seu cartão postal, com fauna e flora exuberantes, além de um povo hospitaleiro e rico culturalmente.

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, a vice-presidente, Gisela Alves Cardoso, e o governador Mauro Mendes abrem o evento.

Na primeira mesa, estarão presentes, além do governador, os parlamentares Wellington Fagundes, Rosa Neide e o juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente da Comarca de Cuiabá, Rodrigo Roberto Curvo.

Também vão participar do evento a advogada Mauren Lazzaretti, que é secretária de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso; Rosamaria Carvalho, secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso; e o coronel BM Alessandro Borges, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Representará o Corpo de Bombeiros o tenente Coronel Jusciery Rodrigues Marques, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais.

imgPara fechar os debates, a procuradora do Estado, Glaucia Amaral, que é secretária Geral da Comissão de Acompanhamento de Políticas Públicas do Pantanal da OAB-MT, coordena a mesa, composta pelo presidente do Sindicato Rural de Poconé, Raul Santos, e o pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Moraes Tomas.

A live será ainda enriquecida pelo diretor Executivo do Instituto "SOS Pantanal", Felipe Augusto Dias, e a presidente da Associação "É o bicho", Jenifer Larrea.

O secretário-geral da OAB-MT, Flávio José Ferreira, que também preside a Comissão de Acompanhamento das Políticas Públicas do Pantanal, lembra que ela foi criada em 2020, quando surgiram as primeiras queimadas fora de controle sacrificando o bioma. “Desde então, a nossa comissão vem acompanhando o que está sendo feito, intermediando reuniões entre os Poderes, articulando apoios, fazendo seminários, esclarecendo, estivemos no Pantanal por várias vezes e a intenção desta live é fazer uma prestação de contas sobre o que tem sido feito em favor do Pantanal e o que ainda precisa ser fazer”.

Ele ressalta que a OAB, como porta voz da sociedade, tem cobrado do Poder Público ações em favor do Pantanal.

“Desse seminário vamos sair alinhados, com os bombeiros, a Sema e a Setasc (Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania), para fazermos uma visita semana que vem in loco”, finaliza Flávio Ferreira.

Keka Werneck