30/08/2021 13:00 | II OAB LEADS
Foto da Notícia: OAB-MT homenageia Governador e Parlamentares pela defesa do Pantanal Mato-grossense

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), homenageou, na tarde desta sexta-feira (27), parceiros fundamentais na defesa do Pantanal Mato-grossense. Receberam a moção de reconhecimento o Governador do Estado, Mauro Mendes; o Senador Wellington Fagundes; a Deputada Federal por Mato Grosso, Rosa Neide de Almeida; a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MT (CBM), Coronel Alessandro Borges Ferreira; e o Coronel do CBM, Paulo André da Silva Barroso.

As homenagens ocorreram durante o evento “Pantanal 2021 – Um Novo Desafio”, organizado pela Comissão Especial de Acompanhamento das Políticas Públicas para o Pantanal da OAB-MT, e faz parte da programação do II OAB LEADS, em alusão ao mês da advocacia. O encontro promoveu uma grande prestação de contas com presença do Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil organizada em relação às ações voltadas para o Pantanal, bem como compartilhamento de estratégias e experiência de proteção ao bioma.

Ao conceder as moções, o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, natural de Poconé, região pantaneira, reforçou a importância do Pantanal não só pela preservação do ecossistema único, mas também pela preservação do modo de vida e cultura da população pantaneira. “Discutir o pantanal mato-grossense é discutir a vida. Temos uma das maiores biodiversidades do mundo, mas também milhares de pessoas, com culturas pantaneiras que devem ser valorizadas e consideradas em nosso debate”, explicou.

Ela destacou ainda o papel fundamental do Pantanal no debate hídrico, que se torna cada vez mais urgente para a humanidade. “A pauta hídrica é central nos debates sobre o futuro de todo o mundo. A OAB-MT tem orgulho de reunir aqui diversos olhares e expertises diferentes para debater com racionalidade as políticas voltadas para o Pantanal, acolhendo todas as contribuições para construir soluções harmônicas em prol do Pantanal. Por essa contribuição, a OAB-MT agradece, em nome de toda a sociedade mato-grossense, a todos os homenageados de hoje”, apontou o presidente da OAB-MT.

O governador Mauro Mendes agradeceu a homenagem e destacou ações de sua gestão que, segundo ele, contribuem para o estado de Mato Grosso tenha hoje cerca de 62% de seu território preservado. Além disso, ele apontou o tema das mudanças climáticas como um dos grandes desafios deste século. “ O desafio do Pantanal está inserido neste contexto de mudanças climáticas que o mundo enfrenta. Não há como negar. Tomamos providências, compramos equipamento, treinamos mais pessoas para o combate aos incêndios e continuaremos fazendo tudo que estiver ao nosso alcance, mas o Pantanal, assim como todo o mundo, já está sofrendo as consequências das mudanças climáticas. Estamos fazendo nossa parte, mas o nosso desafio é buscar soluções para minimizar esses impactos em um nível global”, comentou.

O evento contou com programação extensa, com participação do juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente da Comarca de Cuiabá, Rodrigo Roberto Curvo; da Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Rosamaria Carvalho; da Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais de Mato Grosso, tenente Coronel Jusciery Rodrigues Marques; da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-MT, Glaucia Amaral; do presidente do  Sindicato Rural de Poconé, Raul Santos; do pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Moraes Tomas; do diretor Executivo do Instituto "SOS Pantanal", Felipe Augusto Dias; e da presidente da Associação "É o bicho", Jenifer Larrea.

Para assistir ao avento e acompanhar todas as discussões, CLIQUE AQUI.

Mel Mendes