Nota à advocacia mato-grossense

08/09/2021 16:00 | POSICIONAMENTO OFICIAL
Foto da Notícia:  Nota à advocacia mato-grossense

Foto: oab

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso não coaduna com a afirmação do Presidente Nacional da entidade de que os advogados que participaram das manifestações de 7 de setembro “não são nossos colegas”.

Muitos advogados e advogadas, em especial os mato-grossenses, participaram dos atos que ocorreram pelo país na data de ontem, seja para comemorar a independência do Brasil, seja para apoiar ou manifestar contrariedade ao governo, fruto do legítimo exercício da liberdade de manifestação, reunião, pensamento e crítica.

Não corresponde ao pensamento da OAB/MT qualquer crítica aos advogados e advogadas que exerceram esse direito.
A OAB/MT é uma instituição totalmente apartidária e sempre defenderá o direito de seus inscritos se manifestarem, seja a favor ou contra qualquer governo ou pensamento ideológico.

A OAB/MT tem total autonomia e independência perante o Conselho Federal, tanto é que se posicionou:

- favorável ao porte de armas para a advocacia;
- pela inconstitucionalidade do inquérito das “fake news” no STF;
- pela retirada de pauta da discussão de impeachment do Presidente da República.

As premissas e pilares de atuação da OAB/MT se pautam na defesa da advocacia, das prerrogativas profissionais e da valorização dos honorários advocatícios, cláusulas pétreas institucionais.

Cuiabá, 8 de setembro de 2021

Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB/MT)