PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

OAB-MT convoca novos advogados a somarem na construção da Advocacia pós-Covid

29/10/2021 13:20 | ENTREGA DE CARTEIRAS
Foto da Notícia: OAB-MT convoca novos advogados a somarem na construção da Advocacia pós-Covid
imgNa noite de cerimônia de entrega de carteiras profissionais, segunda-feira (25), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) convocou todos os novos advogados e advogadas a somarem na construção desta também nova Advocacia que surge com a pandemia de Covid-19.
 
Esta foi a segunda cerimônia presencial do ano, no auditório da Seccional, tomado por formandos, pais e amigos.
 
O presidente da Comissão da Jovem Advocacia (COJAD), Pedro Henrique Ferreira Marques, ressaltou que o momento é difícil. “Nós não sabemos como será o exercício profissional pós-pandemia e essa construção será junto com vocês e também junto com a OAB-MT”. Ele convidou todos os colegas recém-chegados a ingressarem na COJAD para discutir os temas atuais, avançar na compreensão do universo jurídico.
 
Apesar das dificuldades do momento, “a advocacia não é profissão de covardes, é preciso coragem para lidar com os conflitos”, lembrou o secretário geral da OAB-MT, Flávio Ferreira, citando Sobral Pinto, conhecido como o Senhor da Justiça. “O advogado está sempre no olho do furacão, ainda mais diante desta pandemia.”
 
Em discurso de boas-vindas, o diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro, lembrou o principal papel do advogado, que é ser pacificador social. Destacou o respeito que a sociedade tem com a Advocacia. “Compete a cada um de nós cobrar que o respeito à advogada ao advogado tenha esse mesmo tamanho”. Defendeu as prerrogativas e pediu que os novos pares não se calem diante de violações.
 
“Busquem sempre a urbanidade para tratar o colega. Representamos partes ex-adversas, mas não somos inimigos do advogado ou advogada da outra parte. Muito pelo contrário. Muitas vezes vamos nos deparar com violações de prerrogativas em audiências contra colegas assentados do outro lado da mesa de conversa, mas nem por isso devemos nos calar, porque a violação de prerrogativas contra um de nós atinge os mais de 1,2 milhão de advogados que atuam no Brasil e, não só isso, viola também o Estado Democrático de Direito”.
 
Ele também destacou que o sucesso profissional advém do esforço em cada causa, dando o melhor de si. “Lidamos com os direitos mais caros para o ser humano, do patrimônio à vida. Para cada cliente aquela é a ação da vida dele”.
 
A nova advogada Camile Ribeiro fez o juramento e Brian de Oliveira, como orador, também realçou as adversidades que o momento histórico impõe, mas com otimismo. Lembrou o quanto é importante o incentivo, para que cada um e cada uma alce seus voos com autenticidade, gratidão e esforço. “Independentemente dos desafios, vamos conseguir”, apostou.
 
--
 

Keka Werneck

imprensaoabmt@gmail.com

(65) 99610-6413
www.twitter.com.br/oabmt

www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Instagram @oabmatogrosso

 

 


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp