10/11/2021 17:00 | ENTREGA DE CARTEIRAS
Foto da Notícia: OAB-MT destaca responsabilidade social da advocacia em cerimônia para novos profissionais

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso deu as boas-vindas a 31 novos profissionais e a 23 estagiários de Direito na última terça-feira (09). A cerimônia de entrega de certidões, realizada no auditório da Ordem, foi marcada pela emoção dos presentes, fortes falas sobre sonhos compartilhados e também reflexões sobre a responsabilidade social da advocacia e seu papel primordial na defesa da democracia.

Representando a gestão, o diretor-tesoureiro da OAB-MT Helmut Flávio Preza Daltro comandou a cerimônia. Ao parabenizar a todos, falou sobre a importância da advocacia para a sociedade e da postura dos novos profissionais mediante a profissão. Ele lembrou que a advocacia é a única profissão inserida no texto constitucional, destacada como indispensável à administração da Justiça.

“Somos um dos pilares da democracia e essa atuação deve ser considerada além dos fóruns e tribunais. Nosso papel é trabalhar para fazer com que o exercício pleno da cidadania seja executado e isso se faz no dia a dia, representando bem a advocacia, estando atentos às violações dos direitos de todas as pessoas e das prerrogativas de todos os advogados”, explicou Helmut.

imgSegundo ele, é papel de cada um zelar pela imagem da categoria e pelo fortalecimento da Ordem, por meio de uma conduta ética e compromissada no exercício profissional e da participação nos debates que envolvem a instituição. “A OAB não é da diretoria, não é dos conselheiros seccionais, ela é de cada um dos advogados e advogadas de Mato Grosso. Participem da OAB-MT, proponham, componham as nossas diversas comissões temáticas e ajudem a construir o melhor para advocacia e para a defesa da sociedade”, convidou o diretor-tesoureiro.

Os novos inscritos na OAB-MT acompanharam uma palestra sobre o funcionamento da Ordem e os desafios dos profissionais em início de carreira na atualidade, ministrada pela equipe da Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) da OAB-MT. O jovem advogado Yam Evangelista, representante da Cojad, destacou ainda a importância do uso responsável e ético das redes sociais e da qualificação contínua no desenvolvimento profissional. Além disso, convidou a todos para construírem juntos o futuro da advocacia.

“Quando a gente começa a nossa carreira, a única coisa que a gente quer é que acreditem na gente e nos deem apoio. Podem ter certeza que a OAB-MT está aqui para apoiá-los, lutar por vocês, oferecer estrutura e capacitação. Contamos também com a contribuição de cada um de vocês daqui para a frente”, reforçou Yam.

Também participou do evento a vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-MT, Ellen Freitas. Esta é a quarta cerimônia presencial de entrega de certidões realizada pela Ordem este ano e todas as medidas de biossegurança necessárias para o enfrentamento à pandemia foram seguidas.

Mel Mendes

Instagram @oabmatogrosso