10/12/2021 15:10 | ENTREGA DE CARTEIRAS
Foto da Notícia: Advocacia exige responsabilidade e defesa intransigente da Constituição, diz presidente da OAB-MT
imgO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, disse, na terça-feira (7), que o exercício da Advocacia exige responsabilidade e defesa intransigente da Constituição.

Este foi o último discurso de Campos, na condição de presidente da OAB-MT, em cerimônia de entrega de carteiras, aos novos advogados.

“Quero repetir aos que me acompanharam nesta última quadra de seis anos a ‘oração’ que venho reiterando em quase todas as cerimônias de entrega de carteiras. A responsabilidade da profissão e a felicidade de galgar este degrau, com muito esforço, muitas horas de dedicação, com muita agonia e sofrimento, muita angústia, dividida com os familiares, marido, esposa, namorado, pais, avós, para hoje vocês chegarem aqui como integrantes da maior instituição da sociedade. A partir daí é que pesa a responsabilidade sobre os ombros de cada um”, destacou.

imgPor isso, ele orientou todos a seguirem o juramento que profetizaram, conduzidos pela advogada Carolina da Silva Godinho. “O juramento deve ser a Bíblia de cabeceira, assim como o Estatuto da Advocacia e o Código de Ética e Disciplina. Defender a Constituição, a Justiça Social, a cidadania, a democracia, mas acima de tudo ter a consciência da importância que é falar em nome de outrem. Somos os únicos legitimados a buscar o Poder Judiciário na defesa daqueles que nos constituiu”.

O presidente lembrou que, ao receber a carteira, os novos advogados estão autorizados tanto a atuar em pequenas causas, quanto fazer uma sustentação oral, no Supremo Tribunal Federal, a corte constitucional do país.

“Isso os coloca no parâmetro de igualdade com todos os atores do sistema de distribuição de Justiça, magistratura, Ministério Público, Advocacia, polícias, delegados, servidores públicos ministros, no entanto é preciso saber que a causa, seja a que tramita no Supremo ou no Juizado, é a mais importante do seu escritório, porque para o cidadão que o constituiu ela o é, porque é nela que ele deposita a busca de seus direitos”.

Leonardo Campos sugeriu, aos novos advogados, a capacitação continuada, conduta ética, cordialidade, firmeza e a defesa intransigente da Constituição e seus dois mais importantes princípios: ampla defesa e contraditório.

“Sejam bem-vindos à Ordem dos Advogados do Brasil, instituição que não tem medo e não aceita a mitigação de direitos”.

imgA vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, eleita para conduzir a instituição no triênio 2022/2024, também deu as boas-vindas aos novos advogados, reforçando que a Advocacia exige coragem.

“A partir de agora, vocês começam a representar o cidadão, o jurisdicionado, que vai confiar a vocês o que ele tem de mais precioso, a liberdade, a família, o patrimônio e a própria vida. Quantas vezes um advogado cobra um leito de um hospital para salvar uma pessoa? Aí está a responsabilidade de ser advogado”, citou Gisela Cardoso.

O orador Thales Gomes Machado também passou uma mensagem de coragem. “Advocacia é uma profissão muito bonita, digna e difícil. E não é para covardes. Gostaria de deixar uma palavra de força a todos, para não terem medo de enfrentar as dificuldades”.

Muito emocionado, o advogado Valdir Lacerda, ícone da Advocacia, participou da cerimônia, em que a neta recebeu carteira profissional. Ele preconizou a gentileza no trato com todos do sistema de distribuição de Justiça e a qualificação permanente. “Sempre mantive a ética, a gentileza, a educação, sempre estudando, sempre lendo”.

Também participou da cerimônia a juíza do Trabalho de Cuiabá, Eleonora Alves Lacerda. Ela entregou a carteira da OAB-MT à filha. A magistrada parabenizou a todos os novos advogados e disse a frase, que segundo ela, é tão aguardada pelos estudantes de Direito.  “Nos vemos no tribunal”.

Outras presenças registradas foram as do diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro, secretário-Geral Adjunto, Fernando Figueiredo, vice-presidente eleito José Carlos Guimarães, membro honorário da OAB-MT, Ussiel Tavares, presidente da CAAMT, Itallo Leite e a diretora Roseni Aparecida Farinacio, além da secretária-geral adjunta eleita Adriana Tanssini, a vice-presidente da Comissão do Direito da Mulher, Gabriela de Souza Correia, o membro da Comissão de Defesa da Igualdade Racial, Yam Evangelista Chagas, e a presidente da Comissão de Estagiários, Juliene Duarte de Oliveira Almeida.

Keka Werneck