19/12/2021 19:30 | OAB NACIONAL
Foto da Notícia: Simonetti prestigia posse de Gisela e defende OAB forte, plural, apartidária e conectada com desafios da sociedade
imgO Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional, José Alberto Simonetti, candidato à sucessão de Felipe Santa Cruz como presidente, prestigiou a posse da presidente eleita para conduzir a Seccional de Mato Grosso, no triênio 2022/2024, Gisela Cardoso, na noite desta sexta-feira (17).

“Sua trajetória te qualifica para cumprir seu papel, sua ascensão é a ascensão da mulher advogada, é a conexão da OAB com os desafios do mundo real”, disse Simonetti. “Estou aqui para prestigiar a posse de Gisela, de grandes amigos e grandes advogados deste Estado que terão a responsabilidade de dividir conosco, se Deus quiser, os rumos da Advocacia pelos próximos três anos”.

O Secretário Geral vê com bons olhos a chegada de mais mulheres à frente das seccionais. "É um fato revolucionário na Ordem e só temos a evoluir com isso. A paridade foi apoiada por todos nós, construímos juntos esta pauta, portanto nos alegra muito termos esta renovação”.

Além das mulheres, Simonetti cita a renovação em torno de 70% nos assentos do Conselho Federal da OAB.

“O importante, diante dessa grande renovação, é que a Ordem continue cumprindo seu papel constitucional, sem partidarismo, sem politização, protegendo a Advocacia, defendendo prerrogativas, honorários justos, garantindo oportunidade de trabalho para jovens advogados e o acesso à Justiça”.

Ele destacou ainda que a Advocacia é diversa. “Somos um milhão e duzentos mil inscritos. Ou seja, somos diversos e temos que usar essa diversidade a nosso favor. As novas regras raciais e de gênero colocam a OAB alinhada aos grandes desafios sociais”, defendeu.

Simonetti ressalta que a OAB tem histórico compromisso com a sociedade brasileira, a quem segue protegendo e defendendo, sempre vigilante.

Dr Simonetti também exaltou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, que encerra sua gestão em 31 de dezembro, e lhe deu as boas-vindas ao Conselho Federal.

“É um líder consolidado. Homem de Ordem, que já deu grande contribuição ao longo da história à Advocacia não só de Mato Grosso. Transpôs as fronteiras e atua como grande parceiro das demais seccionais. Tem muito a contribuir e tenho certeza que irá atender todas as expectativas em relação a ele”.

Na cerimônia de posse, Simonetti lembrou a luta de outras mulheres pioneiras e, sendo assim, convidou a primeira conselheira de Mato Grosso, a advogada Leila Francisca, a compor o dispositivo de honra.

Também destacou a superação do vice-presidente eleito, José Carlos Guimarães Junior, o For, que enfrentou a Covid-19 e 30 dias de intubação, tendo outra oportunidade de vida.

Por fim, Simonetti apontou a meta mais urgente para todos os eleitos. “O resgate da Advocacia, resignificá-la e reconectá-la com a OAB”.

Keka Werneck